34 C
Rondonópolis
segunda-feira, 20 outubro - 17:32
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesARTESP autoriza ViaMobilidade a abrir conta vinculada para gestão dos recursos

ARTESP autoriza ViaMobilidade a abrir conta vinculada para gestão dos recursos


Medida viabiliza execução do investimento previsto no acordo de dezembro de 2024, incorporado ao contrato de concessão por meio de termo aditivo

ALEXANDRE PELEGI

A ARTESP autorizou a ViaMobilidade a abrir uma conta vinculada exclusiva para administrar os recursos destinados à implantação do novo sistema de controle e sinalização das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

O novo sistema de controle ferroviário, de padrão europeu, permite comunicação contínua entre o trem e os equipamentos de via, aumentando a segurança e a regularidade da operação.

A decisão formaliza a etapa financeira do investimento acordado entre a concessionária e o Governo do Estado, previsto no Termo Aditivo nº 01/2025 do contrato de concessão.

A autorização consta da Deliberação ARTESP nº 495, de 7 de outubro de 2025, aprovada por unanimidade na 1.167ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor da agência. O documento permite a celebração do Instrumento Particular de Contrato de Prestação de Serviços de Administração de Valores, que cria a “Conta Corrente Vinculada – Implantação do sistema de controle ferroviário”, responsável por centralizar os repasses do Poder Concedente e controlar os pagamentos relativos à implantação da tecnologia ETCS-N2 (European Train Control System – Nível 2).

O procedimento dá continuidade ao acordo revelado pelo Diário do Transporte em 26 de dezembro de 2024, quando a ViaMobilidade se comprometeu a investir na modernização das linhas 8 e 9, incluindo a adoção do sistema europeu de controle de trens, como parte do acordo de quitação de penalidades contratuais firmado com a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP). O entendimento resultou na criação do termo aditivo ao contrato de concessão, incorporando oficialmente o investimento ao escopo da concessionária.

Com a aprovação da deliberação, a ARTESP ratificou toda a instrução processual e determinou a adoção das medidas administrativas para assinatura do contrato. A decisão foi unânime entre os diretores da agência presidida por André Isper Rodrigues Barnabé.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments