26.1 C
Rondonópolis
quarta-feira, 22 outubro - 05:23
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesTarcísio de Freitas vistoria avanço das obras da Linha 17-Ouro de monotrilho,...

Tarcísio de Freitas vistoria avanço das obras da Linha 17-Ouro de monotrilho, que já ultrapassa 90% de conclusão


Nova ligação entre o Aeroporto de Congonhas e a rede sobre trilhos deve iniciar operação assistida até março de 2026; sistema vai atender mais de 93 mil passageiros por dia

YURI SENA

O governador Tarcísio de Freitas realizou, nesta quarta-feira, 8 de outubro de 2025, uma visita técnica às obras da Linha 17-Ouro, que atingiram mais de 90% de conclusão. Retomado no início da atual gestão, o projeto vai conectar o Aeroporto de Congonhas à rede metropolitana de transporte sobre trilhos, com previsão de início da operação assistida até março de 2026 e operação comercial no segundo semestre do mesmo ano.

“As obras estão andando super bem, dentro do planejado. Em março próximo, vamos iniciar a operação assistida já com passageiros. Essa linha vai melhorar o dia a dia dos moradores da zona sul e de quem chega ou parte de Congonhas. É mais mobilidade, conforto e qualidade de vida”, afirmou o governador.

Durante a vistoria, Tarcísio visitou a estação Vereador José Diniz, que está 97% concluída e passa por fase de acabamento e testes de sistemas. O local já recebeu a instalação de escadas rolantes, elevadores, bloqueios e portas de plataforma, além de paisagismo na área externa.

Nas redes sociais, o prefeito Ricardo Nunes publicou um vídeo registrando a primeira viagem a bordo de um trem da Linha 17-Ouro, acompanhado do governador Tarcísio de Freitas e do presidente mundial da BYD, empresa responsável pela fabricação dos veículos. Durante o percurso, Nunes destacou o avanço do projeto e reforçou o cronograma de entrega: a operação assistida está prevista para março de 2026, com a conclusão total da linha em julho do mesmo ano.

O trajeto entre as estações foi realizado em um dos cinco trens fabricados pela BYD, na China, que chegaram ao estado para compor a nova frota. O veículo percorreu o trecho utilizando baterias com autonomia de até 8 km, uma das inovações tecnológicas do projeto. Ao todo, 14 trens serão utilizados na operação da linha — seis já estão no Brasil, incluindo um recentemente desembarcado no Porto de Santos.

O roteiro incluiu também a estação Washington Luís, com 85% das obras civis finalizadas. A unidade já conta com portas de plataforma, elevadores e escadas rolantes instalados, além de receber os últimos trabalhos de montagem de sistemas e comunicação visual.

Com 96% do total de obras concluídas, a Linha 17-Ouro segue em fase final de acabamentos e integração de sistemas. A nova ligação terá 8 estações e 6,7 km de extensão operacional, conectando o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda.

Quando em funcionamento, o monotrilho deverá beneficiar cerca de 93 mil passageiros por dia, reduzindo o tempo de deslocamento e fortalecendo a integração entre os diferentes modais de transporte da capital paulista.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments