Publicado em: 15 de outubro de 2025
Entrega faz parte de um lote de 77 veículos enviados à operadora Transporte San José, vencedora da licitação municipal
YURI SENA
A cidade de Paraná, capital da província de Entre Ríos, na Argentina, receberá 77 novos ônibus urbanos até o fim de 2025. O fornecimento foi oficializado pela IVECO BUS à empresa Transporte San José, responsável pela operação do transporte público local após vencer a mais recente licitação.
Entre os veículos, 17 unidades serão do modelo BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano. Os demais incluem 50 chassis BUS 17-280 e 10 BUS 10-190, ambos a diesel. A entrega será realizada em parceria com o concessionário Overbus e a encarroçadora Italbus.
Os novos ônibus têm como objetivo modernizar a frota e reduzir as emissões de poluentes. O modelo a gás natural, produzido na planta da IVECO em Córdoba, é o primeiro chassi desse tipo desenvolvido na Argentina. Ele utiliza motor FPT N60 CNG, do tipo Ciclo Otto, e promete redução de até 95% de material particulado em relação ao diesel, além de menor nível de ruído e autonomia aproximada de 350 quilômetros.
De acordo com a empresa, o uso de gás natural e biometano oferece custos operacionais semelhantes ao diesel e contribui para a transição energética no transporte urbano. A iniciativa também está alinhada às metas argentinas de descarbonização e eficiência energética.
Com a chegada das novas unidades, Paraná se tornará a primeira cidade da província a operar veículos movidos a gás. Os ônibus contam com acessibilidade universal, sistema de conforto a bordo e preparação para ar-condicionado. A previsão é de que comecem a circular a partir de dezembro deste ano.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte