34 C
Rondonópolis
segunda-feira, 20 outubro - 15:04
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesDetro-RJ recolhe oito ônibus intermunicipais da Nilopolitana Transportes por irregularidades nesta quarta-feira...

Detro-RJ recolhe oito ônibus intermunicipais da Nilopolitana Transportes por irregularidades nesta quarta-feira (15)


Departamento aplicou 24 multas em coletivos que atendem as linhas 428I (Cabral – Comendador Soares) e 429I (Duque de Caxias – Queimados)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na manhã desta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, oito ônibus intermunicipais da empresa Nilopolitana Transportes foram recolhidos durante operação do Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro). Também foram aplicadas 24 multas.

A fiscalização focou nas linhas intermunicipais da companhia, que vêm sendo alvo constante de reclamações de passageiros de Nilópolis e região. Coletivos da linha 428I (Cabral – Comendador Soares) foram abordados ao longo da rua Luiz Gonzaga, que serve de ponto final na região, e em Duque de Caxias, onde a 429I (Duque de Caxias – Queimados) também foi fiscalizada.

Batizada de operação “Detro te Ouve”, a ação especial teve como objetivo responder diretamente à população sobre a qualidade do serviço de transporte prestado na região. Reclamações em redes sociais e na Ouvidoria do Detro-RJ dão conta de problemas em aparelhos de ar-condicionado, falhas mecânicas recorrentes em coletivos e até falta de limpeza interna, pondo em risco passageiros e pedestres. Outro motivo é a quantidade de autuações acumuladas pela empresa: somente neste ano, coletivos da Nipolitana já haviam sido alvo de não menos que 47 autos de infração por irregularidades diversas, metade deles por defeitos na refrigeração e descumprimento de normas de acessibilidade, como nos casos em que uma plataforma de elevação para cadeirantes não funciona. Com a operação de hoje, o número sobe para 71 autuações em pouco mais de dez meses.

A fiscalização contou com a presença do presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, e do diretor técnico-operacional, Danilo Menezes, que acompanharam de perto as ações da equipe de fiscais. O presidente explica que, além das autuações, a empresa será notificada oficialmente e deverá montar um plano de ação para melhorias, podendo vir a sofrer medidas mais rigorosas caso não cumpra com a qualidade esperada.

“A Detro te Ouve é uma ação que nasce, antes de tudo, da empatia e do respeito aos passageiros fluminenses. O transporte intermunicipal precisa oferecer segurança, conforto e pontualidade — e é nosso papel garantir isso. Além das autuações de hoje, a Nilopolitana será notificada oficialmente e deverá construir um plano de ação para melhorar o serviço que vem prestando. Caso o observado aqui hoje volte a se repetir, o departamento irá adotar medidas mais rigorosas. Ou a empresa troca seus ônibus ou nós trocamos a empresa”, afirmou Salgado.

“Entre outros tópicos, esse plano deverá incluir já nas próximas semanas a substituição de metade da frota para veículos novos e refrigerados. Além disso, nenhum veículo recolhido à garagem poderá voltar às ruas antes que a segurança dos passageiros esteja garantida”, completou o diretor Danilo Menezes.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments