34 C
Rondonópolis
segunda-feira, 20 outubro - 17:32
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPelotas (RS) tem projetos de mobilidade urbana voltados ao transporte coletivo aprovados...

Pelotas (RS) tem projetos de mobilidade urbana voltados ao transporte coletivo aprovados pelo PAC


Propostas incluem novas faixas exclusivas para ônibus, requalificação viária e construção de viaduto para melhorar o trânsito em diferentes regiões da cidade

YURI SENA

O município de Pelotas teve todos os projetos inscritos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) — eixo Mobilidade Urbana — pré-selecionados pelo Ministério das Cidades. As propostas contemplam intervenções que priorizam o transporte coletivo por ônibus, com obras de requalificação viária e construção de um novo viaduto na zona norte da cidade.

Entre os projetos aprovados estão o Caminho do Ônibus, que prevê melhorias estruturais em mais de 30 ruas e avenidas, e o viaduto da avenida Fernando Osório, planejado para o cruzamento com as avenidas 25 de Julho e Salgado Filho. O objetivo é reduzir congestionamentos e aumentar a fluidez no tráfego de coletivos e automóveis.

Também fazem parte do conjunto de obras os projetos de ampliação das avenidas Theodoro Müller, no Fragata, e Manoel Antônio Peres (Corredor do Obelisco), no Areal. Essas intervenções incluem a criação de faixas exclusivas para ônibus, implantação de ciclovias, pavimentação asfáltica, nova drenagem pluvial e instalação de sinalização moderna e iluminação pública.

No total, os investimentos previstos somam aproximadamente R$ 145 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal. Segundo a Secretaria de Urbanismo (Seurb), os estudos foram desenvolvidos por equipes técnicas da prefeitura, com o objetivo de garantir mais eficiência ao transporte coletivo e oferecer deslocamentos mais seguros e acessíveis à população.

As obras devem beneficiar diretamente usuários do sistema de ônibus urbano, reduzindo o tempo de viagem e ampliando a integração entre bairros das zonas norte, oeste e leste de Pelotas.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments