Publicado em: 16 de outubro de 2025
Propostas incluem novas faixas exclusivas para ônibus, requalificação viária e construção de viaduto para melhorar o trânsito em diferentes regiões da cidade
YURI SENA
O município de Pelotas teve todos os projetos inscritos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) — eixo Mobilidade Urbana — pré-selecionados pelo Ministério das Cidades. As propostas contemplam intervenções que priorizam o transporte coletivo por ônibus, com obras de requalificação viária e construção de um novo viaduto na zona norte da cidade.
Entre os projetos aprovados estão o Caminho do Ônibus, que prevê melhorias estruturais em mais de 30 ruas e avenidas, e o viaduto da avenida Fernando Osório, planejado para o cruzamento com as avenidas 25 de Julho e Salgado Filho. O objetivo é reduzir congestionamentos e aumentar a fluidez no tráfego de coletivos e automóveis.
Também fazem parte do conjunto de obras os projetos de ampliação das avenidas Theodoro Müller, no Fragata, e Manoel Antônio Peres (Corredor do Obelisco), no Areal. Essas intervenções incluem a criação de faixas exclusivas para ônibus, implantação de ciclovias, pavimentação asfáltica, nova drenagem pluvial e instalação de sinalização moderna e iluminação pública.
No total, os investimentos previstos somam aproximadamente R$ 145 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal. Segundo a Secretaria de Urbanismo (Seurb), os estudos foram desenvolvidos por equipes técnicas da prefeitura, com o objetivo de garantir mais eficiência ao transporte coletivo e oferecer deslocamentos mais seguros e acessíveis à população.
As obras devem beneficiar diretamente usuários do sistema de ônibus urbano, reduzindo o tempo de viagem e ampliando a integração entre bairros das zonas norte, oeste e leste de Pelotas.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte