Publicado em: 17 de outubro de 2025
Medida entra em vigor em 1º de novembro. Ônibus pagarão 10% e caminhões até 25%
ADAMO BAZANI
O presidente norte-americano Donald Trump assinou nesta sexta-feira, 17 de outubro de 2025, um decreto elevando as tarifas para 25% sobre caminhões médios e pesados importados de ônibus importados para 10% sobre ônibus importados.
A medida entra em vigor a partir de 1º de novembro de 2025 e, segundo Trump, tem o objetivo de proteger a indústria local destes veículos.
No caso de caminhões importados Canadá e do México, o reajuste não será integral desde que a produção atenda aos critérios estabelecidos no tratado de livre comércio entre os dois países e os EUA (T-MEC).
As peças de ônibus e caminhões importadas também serão submetidas às novas tarifas.
O anúncio de Trump contraria a Câmara de Comércio dos EUA que se posocionou contra a as novas tarifas sobre caminhões e ônibus, destacando que os cinco maiores fornecedores estrangeiros destes veúculos pesados, México, Canadá, Japão, Alemanha e Finlândia, “todos aliados ou parceiros próximos dos Estados Unidos, não representando nenhuma ameaça à segurança nacional dos EUA”.
O México é o maior exportador de caminhões médios e pesados para os Estados Unidos.
Trump inicialmente havia definido o prazo final para as tarifas em setembro para 1º de outubro e, posteriormente, adiou em um mês.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes