33.5 C
Rondonópolis
segunda-feira, 20 outubro - 12:12
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSobe o número de mortos em grave acidente de ônibus no Agreste...

Sobe o número de mortos em grave acidente de ônibus no Agreste de Pernambuco neste sábado (18)


Veículo fretado perdeu o controle na Serra dos Ventos, bateu em rochas e tombou; coletivo transportava mais passageiros do que o declarado

ALEXANDRE PELEGI/ YURI SENA

Ao menos 17 pessoas morreram entre a noite da sexta-feira, 17 de outubro de 2025, e este sábado (18) após um acidente envolvendo um ônibus fretado na BR-423, entre Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco. O coletivo, que transportava 40 pessoas, estava com a quantidade de passageiros superior àquela registrada nas listas oficiais.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), algumas das vítimas podem ter pegado carona no veículo, que tinha como origem Brumado (BA) e destino Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, para compras em um centro atacadista.

Das 17 vítimas fatais, dez já foram identificadas pela Polícia Científica, e os demais corpos serão reconhecidos por meio de impressões digitais. Além dos mortos, 18 pessoas foram encaminhadas a hospitais da região, com seis em estado grave em unidades de terapia intensiva.

O ônibus seguia de volta à Bahia quando perdeu o controle na Serra dos Ventos, colidiu com rochas e posteriormente tombou após atingir um barranco de areia. Testemunhas afirmam que alguns passageiros foram arremessados, o que indica a possibilidade de não estarem usando cinto de segurança.

Dois motoristas se revezavam no volante; ambos sobreviveram. Um deles, que estava dormindo no momento do acidente, relatou ter acordado com o impacto e agradeceu por ter sobrevivido.

O governo de Pernambuco informou que a perícia e a identificação dos corpos estão sendo realizadas nos Institutos de Medicina Legal de Recife e Caruaru, com apoio das fichas papiloscópicas enviadas pelos estados de origem das vítimas.

A investigação ainda vai apurar as causas exatas do acidente, incluindo possível falha mecânica ou excesso de carga.

O presidente Lula manifestou condolências às famílias das vítimas, destacando solidariedade neste momento de dor.

Em publicação no twitter, governadores dos estados de Pernambuco e da Bahia se manifestaram sobre a tragédia,

A governadora Raquel Lyra escreveu: “Mesmo de longe a gente segue acompanhando Pernambuco. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o tombamento de um ônibus na Serra dos Ventos, em Saloá. As equipes estão trabalhando para atender todos os que precisarem de socorro”.

Já o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi mais enfático: “Bom dia, Bahia. Lamento o gravíssimo acidente ocorrido em Pernambuco. Mobilizei a Secretaria de Saúde, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnica para os trabalhos de socorro e também de identificação de vítimas fatais. Estou acompanhando minha equipe e sinto muito pela perda das vidas, pelos feridos e por todas as famílias. Meu governo continuará dando todo o apoio necessário e atuando em conjunto com as prefeituras dos municípios atingidos pelo trágico episódio”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Yuri Sena para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments