Publicado em: 19 de outubro de 2025
Petição on-line e presencial busca pressionar poder público após CPI apontar irregularidades no Consórcio Guaicurus
YURI SENA
O vereador Maicon Nogueira iniciou uma mobilização em terminais de ônibus de Campo Grande para coletar assinaturas em apoio a uma petição que pede intervenção no Consórcio Guaicurus, responsável pela operação do transporte coletivo da capital. A iniciativa ocorre após a conclusão da CPI do Transporte Coletivo, conduzida pela Câmara Municipal, que apontou uma série de irregularidades contratuais.
Durante as investigações, a comissão identificou problemas como o uso de veículos antigos, condições precárias de operação e falhas na execução do contrato de concessão. O relatório final da CPI destacou que a frota em circulação é uma das mais antigas do país, comprometendo a qualidade e a segurança do serviço oferecido aos passageiros.
Segundo o parlamentar, a coleta de assinaturas é uma forma de ampliar a participação popular na cobrança por melhorias. “O transporte coletivo de Campo Grande precisa de respostas e soluções. As informações levantadas mostraram a necessidade de uma atuação firme do poder público para garantir um serviço digno à população”, afirmou Nogueira.
A petição está disponível de forma on-line e também será divulgada em diferentes pontos da cidade entre os dias 20 e 27 de outubro, em terminais e estações de embarque, como os da Praça Ari Coelho, Nova Bahia, Aero Rancho, Guaicurus e Shopping Campo Grande.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte