Publicado em: 20 de outubro de 2025
Mudança é necessária para avanço das obras do “Piscinão” na região do Terminal BRT Mercado; 11 linhas terão alterações temporárias de itinerário e parada
YURI SENA
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai desativar os pontos de ônibus localizados na Rua Álvares Machado, entre a Avenida Benjamin Constant e a Praça Dr. Carlos Botelho, a partir da quarta-feira, 22 de outubro de 2025.
A medida é necessária para a continuidade das obras de construção do reservatório de retenção de águas pluviais, conhecido como “Piscinão”, na região do Terminal BRT Mercado.
A ação terá início na segunda-feira (20), com equipes de agentes de mobilidade e educadores da Emdec orientando os usuários sobre as mudanças.
A intervenção deve durar cerca de uma semana, podendo ser prorrogada conforme o andamento das obras. Serão instaladas faixas informativas e distribuídos folders com os novos trajetos e pontos de parada.
No total, 11 linhas serão afetadas pela desativação temporária:
Com alterações de itinerário e parada: 171, 240, 249, 348, 375, 377, 382 e 362.
Com mudança apenas no ponto de embarque: 219, 220 e 395.
As linhas com destino à região do Mercado Municipal (“Mercadão”) terão novos trajetos temporários pelas ruas José Paulino, Jorge Miranda e Avenida Senador Saraiva, de acordo com a configuração de cada linha.
A Emdec reforça que as medidas visam garantir a segurança viária e minimizar os impactos ao transporte público durante a execução das obras do Reservatório RS1, que integram o sistema de drenagem urbana de Campinas.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte