Publicado em: 21 de outubro de 2025
Lançado em 1º de outubro, o novo sistema da Prefeitura de Manaus garante mais agilidade e conforto no embarque, mantendo o uso opcional do documento
YURI SENA
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), já emitiu 26.048 cartões “PassaFácil+” até a última sexta-feira (17). O benefício é voltado a pessoas com 60 anos ou mais e foi lançado em 1º de outubro como uma alternativa prática e moderna para o acesso gratuito ao transporte público.
Desde a implantação, o sistema registrou mais de 130 mil viagens realizadas por idosos utilizando o novo cartão, que substitui a apresentação do RG no momento do embarque — embora o uso do documento continue sendo aceito normalmente.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou que o número expressivo de emissões comprova a aceitação da iniciativa. “Esses dados mostram que estamos no caminho certo. O ‘PassaFácil+’ é uma opção adicional que traz mais conforto, praticidade e rapidez aos idosos no transporte público de Manaus”, afirmou.
Para obter o cartão, o idoso deve apresentar RG e CPF em um dos pontos de atendimento do Sinetram, disponíveis na sede da avenida Constantino Nery, nos terminais de integração T1 a T7, nas estações Arena, Santos Dumont, Max Teixeira e Tuca, além do posto no shopping Phelippe Daou, na zona Norte.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte