28.2 C
Rondonópolis
sábado, 25 outubro - 07:50
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesParaná anuncia 40 municípios que receberão ônibus adaptados para ações voltadas à...

Paraná anuncia 40 municípios que receberão ônibus adaptados para ações voltadas à população idosa


Veículos integram o programa Cuida Mais Paraná e serão usados em atividades sociais, culturais e turísticas; medida busca ampliar o acesso da pessoa idosa a serviços públicos e promover inclusão

YURI SENA

O Governo do Paraná divulgou a lista dos 40 municípios que serão contemplados com ônibus adaptados para apoiar políticas públicas voltadas à população idosa. A iniciativa integra a estratégia Cuida Mais Paraná, coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e tem como foco ampliar o acesso das pessoas com 60 anos ou mais a serviços públicos, atividades de integração e ações de promoção social.

A relação oficial dos municípios foi publicada na Resolução nº 169/2025, no Diário Oficial do Estado de 22 de outubro. Os veículos, com capacidade para 38 passageiros e equipados com itens de acessibilidade, poderão ser utilizados em atividades culturais, esportivas e turísticas, além de ações dos programas Paraná Amigo da Pessoa Idosa e Viaja +60, de turismo social voltado a esse público.

De acordo com a secretária Leandre Dal Ponte, a entrega dos ônibus reforça o compromisso do Estado com a inclusão e o bem-estar das pessoas idosas.

“Com o Ônibus Cuida Mais Paraná garantimos que os municípios tenham condições de oferecer transporte adequado, acessível e seguro, permitindo que a população idosa participe plenamente das atividades sociais e de lazer”, afirmou.

Os municípios contemplados foram selecionados com base nos critérios previstos na Resolução nº 152/2025, que priorizam cidades com maior percentual de idosos, conforme o Censo do IBGE 2022, e aquelas que aderiram à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O Paraná foi recentemente reconhecido pela OMS como o primeiro Estado da América do Sul a integrar oficialmente essa rede, com validade entre 2025 e 2028.

Municípios contemplados:

Pérola do Oeste, Corumbataí do Sul, Sulina, Bom Sucesso do Sul, Planalto, Verê, Pérola, Enéas Marques, Ivaiporã, Capanema, Renascença, Capitão Leônidas Marques, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, Londrina, Maringá, Curitiba, Itapejara do Oeste, Realeza, Barracão, Chopinzinho, Santo Antônio do Sudoeste, Nova Esperança do Sudoeste, Prudentópolis, Irati, União da Vitória, Palmeira, Francisco Beltrão, Vitorino, Pato Branco, Dois Vizinhos, Toledo, Guarapuava, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Colombo, Araucária, Florai, Godoy Moreira e Rancho Alegre.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments