Publicado em: 27 de outubro de 2025

Serviço opera com maiores intervalos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí; passageiros devem fazer baldeio em Francisco Morato
YURI SENA
A circulação dos trens da Linha 7–Rubi da CPTM está com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas nos dois sentidos, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí, devido a um furto de cabos ocorrido na manhã desta segunda-feira (27).
Como medida operacional, a CPTM implantou looping na estação Francisco Morato, permitindo a circulação alternada de trens no sentido Palmeiras–Barra Funda e Jundiaí.
Equipes de manutenção atuam no local para restabelecer as condições normais de operação o mais rápido possível.
Confira nota da CPTM:
A circulação de trens nos trechos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí da Linha 7-Rubi, nos dois sentidos, está com velocidade reduzida, com maior tempo de parada nas plataformas, devido a furto de cabos ocorrido na manhã desta segunda-feira (27/10). Como estratégia operacional, haverá looping da estação Francisco Morato sentido Barra Funda e sentido Jundiaí. A equipe de manutenção já está atuando no local para normalizar a circulação o mais rápido possível.
A CPTM lembra que muitas falhas, que prejudicam milhares de passageiros, ocorrem por vandalismo ou furto de cabos e outros equipamentos fundamentais para a circulação dos trens pelos 199 km de vias. A companhia tem adotado medidas para intensificar a segurança em sua extensão, coibindo estes tipos de crimes, como a inauguração da Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial, a aquisição de 160 bodycams, além da parceria com a Polícia Militar (desde 2019) para atuação da Dejem em trens e estações.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


