Publicado em: 28 de outubro de 2025

Decisão autoriza a Cooperativa 23 de Marzo R.L. a prestar serviço regular entre Bolívia e Brasil com tráfego pelo ponto fronteiriço de Corumbá (MS)
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou a expedição de licença complementar para a Cooperativa de Transporte Mixto 23 de Marzo R.L., autorizando a empresa boliviana a operar o serviço regular de transporte rodoviário internacional de passageiros na linha Puerto Suárez (Bolívia) – Goiânia (Brasil), com tráfego pelo ponto fronteiriço Corumbá (BR) / Puerto Suárez (BO).
A decisão consta na SUPAS nº 1.534, de 20 de outubro de 2025, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28/10). O ato foi assinado pelo superintendente substituto de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da ANTT, Juliano de Barros Samôr.
De acordo com o documento, o prazo de vigência da licença é até 9 de agosto de 2026, fundamentado no Documento de Idoneidade nº 185/2019, expedido pelo Ministerio de Obras Públicas, Servicios y Vivienda da Bolívia.
A autorização segue o que dispõe o Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT), a Lei nº 10.233/2001, o Decreto nº 4.130/2002, e os Acordos Bilaterais Brasil–Bolívia.
Com isso, a ANTT reconhece a regularidade da operação da cooperativa boliviana no território nacional, permitindo o transporte de passageiros entre as cidades de fronteira e o eixo central do Brasil, via Corumbá (MS).
O corredor é tradicionalmente utilizado por trabalhadores e estudantes bolivianos com destino às regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


