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ANTT defere duas linhas interestaduais da Expresso Maia com partida em Goiânia e destino ao Maranhão


Deliberações nº 404 e 405, publicadas no DOU de 31/10, autorizam operação “sub judice” de 850 seções entre Goiás, Tocantins e Maranhão

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deferiu, na condição sub judice, dois pedidos da Expresso Maia Ltda. para operar novas linhas interestaduais de transporte rodoviário de passageiros. As decisões constam das Deliberações nº 404 e nº 405, de 24 de outubro de 2025, publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31 de outubro de 2025 (Seção 1).

A Deliberação nº 404/2025 autoriza a operação da linha Goiânia (GO) – Presidente Sarney (MA), que compreende 676 seções, enquanto a Deliberação nº 405/2025 libera a linha Goiânia (GO) – Apicum-Açu (MA), com 174 seções. Somadas, as duas outorgas totalizam 850 seções interestaduais, conectando 69 municípios distribuídos entre Goiás, Tocantins e Maranhão.

Ambas as deliberações foram emitidas em cumprimento a decisões judiciais proferidas em mandados de segurança, após análise dos processos administrativos que tratam dos pedidos da empresa. As autorizações foram concedidas em caráter provisório, válidas enquanto perdurarem os efeitos das decisões judiciais, e fundamentam-se nas Resoluções ANTT nº 6.033/2023, que institui o Novo Marco Regulatório do Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (TRIP), além das Resoluções nº 4.770/2015 e nº 6.013/2023.

Corredor entre Centro-Oeste e litoral maranhense

As linhas formam uma ampla rede de ligações interestaduais, interligando o Centro-Oeste ao litoral do Maranhão por meio de uma malha de seções que atravessa o Tocantins, passando por cidades como Araguaína, Guaraí, Gurupi, Palmas, Cariri, Figueirópolis e Talismã, entre outras.

No Maranhão, os serviços abrangem Apicum-Açu, Presidente Sarney, Pinheiro, Palmeirândia, São Bento, São Vicente Ferrer, Nova Olinda do Maranhão, Matinha, Viana, Cajari, Vitória do Mearim, Arari, Igarapé do Meio, Imperatriz, Porto Franco e Estreito, além de conexões intermediárias.

Em Goiás, o trajeto inclui Porangatu, Uruaçu, Mara Rosa, Campinorte, Ceres, Rialma, Rianápolis, Jaraguá, Anápolis e Goiânia, configurando um corredor rodoviário de longa distância entre o planalto goiano e o litoral maranhense.

As deliberações foram assinadas pelo diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, e entram em vigor na data de sua publicação.

A Expresso Maia é a marca operacional da empresa Real Maia Transportes Terrestres Ltda., fundada em 1966 e com sede em Goiânia (GO).
Com quase seis décadas de atuação, a empresa é uma das mais tradicionais do transporte rodoviário interestadual no país, com presença consolidada nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, operando rotas que ligam Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará.

Com os novos atos, a Expresso Maia passa a contar com autorização judicial para operar duas das maiores redes interestaduais já deferidas pela Agência, somando mais de 1.800 quilômetros de percurso e 850 seções que ampliam a conectividade entre três estados.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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