Publicado em: 1 de novembro de 2025

Sessão pública será no dia 26 de novembro; projeto contempla valorização arquitetônica e luminotécnica de um dos principais marcos históricos de São Paulo
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (31) o Aviso de Licitação LC01125, que trata da contratação de serviços técnicos especializados de engenharia para a implantação de iluminação cênica na Estação da Luz, em São Paulo.
A sessão pública ocorrerá no dia 26 de novembro de 2025, às 10h, na Rua Boa Vista, nº 162, Edifício Cidade IV, 4º andar, Centro da capital paulista, sede da companhia.
O edital completo está disponível nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.doe.sp.gov.br.
Segundo o documento, a licitação será presencial, no modo aberto, com critério de julgamento pelo maior desconto sobre o valor orçado pela CPTM. O contrato terá prazo de 12 meses a partir da emissão da Ordem de Serviço (O.S.) e da aprovação do plano de trabalho.

Intervenção em patrimônio tombado nas três esferas
A Estação da Luz é uma das edificações mais emblemáticas da capital paulista. Localizada na Praça da Luz, região central de São Paulo, foi inaugurada em 1865 e construída com materiais importados da Inglaterra, França e Escócia.
Desde 1994, a estação é administrada pela CPTM e integra o conjunto ferroviário que conecta as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 13-Expresso Aeroporto, além de se integrar ao Metrô (linhas 1-Azul e 4-Amarela).
Com 22.169,86 m² de área construída, o complexo é tombado pelos três principais órgãos de preservação do patrimônio: CONDEPHAAT (estadual), IPHAN (federal) e CONPRESP (municipal). Por se tratar de uma intervenção em bem tombado, os projetos de iluminação foram previamente aprovados por todas as instâncias:
- IPHAN – Processo nº 01506.003574/2019-20
- CONDEPHAAT – Processo nº 010.00005912/2024-16 (DOE de 31/10/2024)
- CONPRESP – Processo nº 6025.2024/0024110-4 (DOC de 27/03/2025)

Detalhes do projeto de iluminação cênica
O escopo do contrato prevê a implantação de um sistema de iluminação cênica de alta eficiência e precisão arquitetônica, com o objetivo de destacar os arcos em alvenaria do mezanino, os arabescos metálicos e as estruturas que sustentam a cobertura da gare da estação.
Serão instalados projetores lineares e circulares com tecnologia LED RGBW, todos dimerizáveis e com controle de intensidade luminosa. Isso significa que as luminárias utilizam LEDs capazes de emitir luz nas cores vermelho (R), verde (G), azul (B) e branco (W), permitindo criar diferentes tonalidades e efeitos de iluminação com alta precisão e baixo consumo de energia. Já o termo “dimerizáveis” indica que a intensidade da luz pode ser ajustada, ou seja, o brilho pode ser aumentado ou reduzido conforme a necessidade, garantindo controle visual, economia e valorização estética do ambiente iluminado.
As luminárias terão acabamento na cor marrom cortem, harmonizada com a estrutura metálica original, enquanto as demais infraestruturas seguirão o padrão cromático do plano de fundo. Para as cores diferentes do branco e do âmbar, o edital estabelece limite de 50% da potência máxima, a fim de preservar o equilíbrio visual e evitar saturação luminosa.
Execução técnica e responsabilidades
A empresa vencedora deverá realizar, sem custo adicional, uma inspeção preliminar antes do início das atividades, com o objetivo de reconhecer as condições locais, mapear estruturas e planejar as intervenções.
Entre as atribuições estão:
- fornecimento, transporte, fabricação, instalação e montagem dos equipamentos;
- elaboração de projetos “As built”, que consiste em atualizar os desenhos e documentos técnicos da obra para refletir exatamente como ela foi executada — incluindo eventuais ajustes feitos durante a construção. Em outras palavras, é o registro fiel da obra pronta, servindo como referência técnica para futuras manutenções, ampliações ou auditorias.
- montagem e desmobilização de canteiro;
- execução completa das obras e intervenções necessárias;
- apresentação prévia de laudos técnicos e ensaios laboratoriais que comprovem a conformidade dos materiais e equipamentos.
A CPTM exige ainda que todos os materiais e luminárias sejam certificados por laboratórios reconhecidos e idôneos, com garantias técnicas e compatibilidade com as normas internas da companhia.
Patrimônio, tecnologia e valorização urbana
O projeto integra o conjunto de ações da CPTM voltadas à modernização de suas estações históricas, conciliando preservação patrimonial e eficiência energética.
A nova iluminação da Estação da Luz busca realçar o valor simbólico do edifício, aumentar a segurança noturna e ressignificar o espaço urbano, reforçando o protagonismo da ferrovia na memória paulistana.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


