35 C
Rondonópolis
terça-feira, 4 novembro - 15:22
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesLivoltek e RVTrans assinam prova de conceito para BESS durante a ARENA...

Livoltek e RVTrans assinam prova de conceito para BESS durante a ARENA ANTP 2025


Os sistemas de armazenamento de energia já são usados com sucesso na China e aos poucos chegam ao Brasil. Um passo sólido nesta direção foi a recente assinatura de um contrato entre a Livoltek e a RV Transportes Urbano

FÁTIMA MESQUITA, ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE 

Também conhecida como PoC (do inglês “proof of concept”), a prova de conceito é uma ferramenta estratégica em que uma empresa com confiança no seu produto oferece uma espécie de test-drive para que um cliente possa avaliar na prática a viabilidade técnica e a aplicabilidade de uma solução inovadora antes de pular de cabeça. E foi um acordo deste tipo que a Livoltek e a RVTrans assinaram durante a ARENA ANTP de 2025, e que garantirá a instalação de duas unidades de BESS dentro de uma das garagens da RVTrans, empresa líder do Consórcio TransVida que é composto também pela Viação Campo Belo, Transppass e Ambiental.

BESS é a sigla em inglês para Battery Energy Storage System, ou seja, é um sistema de armazenamento de energia por bateria que garante que uma casa, hospital, ou garagem de ônibus, por exemplo, sempre tenha energia, mesmo quando a rede tradicional falha, e a Livoltek é uma especialista no assunto. A empresa faz parte do grupo chinês Hexing e está presente no Brasil desde 2010 tendo inclusive duas fábricas no país, uma em Itaitinga, perto de Fortaleza, no Ceará no Ceará, e outra inaugurada no ano passado na Zona Franca de Manaus.

O equipamento instalado em Campinas tem capacidade de 1 MW e a missão de driblar a intermitência na transição energética. Foto: Divulgação.


Por aqui, a maior unidade de BESS da Livoltek se encontra em Campinas (foto acima) e conta com um grupo de baterias que pode ser carregado pela rede comum, através de uma unidade própria de energia solar e ainda outra de gás metano. Já na garagem da RVTrans o sistema estará a princípio ligado somente à rede de energia elétrica da cidade de São Paulo e funcionará principalmente como um backup – se houver qualquer apagão, a RvTrans continuará carregando os seus ônibus sem problema algum.

Os detalhes do acordo de PoC

Para a RVTrans, a oportunidade de uma prova de conceito chegou em boa hora. É que a empresa já não tem mais como aumentar a sua capacidade de carga, porque a infraestrutura elétrica da região simplesmente não permite. Por isso, eles abraçaram a oportunidade que surgiu com ares de casamento perfeito.

Na outra ponta, Flávio Pimenta, Diretor de Mobilidade da Livoltek para a América Latina, também confia no sucesso da empreitada e detalha que a operação:

“Vamos instalar já agora na metade de novembro duas unidades de BESS na garagem da RVTrans, cada uma com 225 Kw/h, e vai junto também um carregador para dois veículos e, além desse hardware, a gente da Livoltek produz também todo o software. Então, estamos disponibilizando um sistema completo. Agora, esse é um teste em pequena escala, com equipamentos em comodato que ficarão em atividade por apenas três meses. E é também mais um grande passo para um transporte público descarbonizado no Brasil.”


Empresa expôs o BESS no Arena ANTP 2025


Fátima Mesquita é jornalista e escritoria, editora do ANTP Café e editora da Revista dos Transportes Públicos



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments