Publicado em: 4 de novembro de 2025

Cidade é reconhecida pela Bloomberg Philanthropies na categoria “Transporte Limpo e Confiável” por modelo inovador de financiamento para aquisição de ônibus elétricos
YURI SENA
A Prefeitura de São Paulo foi reconhecida com o prêmio internacional Local Leaders Awards (Líderes Locais pelo Clima), concedido pela Bloomberg Philanthropies, pelo programa de eletrificação da frota de ônibus da cidade. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025, durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro.
A capital paulista venceu na categoria “Transporte Limpo e Confiável”, que destaca iniciativas voltadas à redução de emissões e à melhoria da qualidade de vida urbana. O modelo desenvolvido pela administração municipal permite a aquisição e o financiamento de ônibus elétricos no sistema de transporte público, com captação de R$ 6,5 bilhões junto a instituições nacionais e internacionais.
O programa superou projetos apresentados por cidades como Belize (Belize), Jacarta (Indonésia), Oslo (Noruega) e Belo Horizonte (Brasil). A premiação é promovida em parceria com a C40 Cities, rede global que reúne prefeitos comprometidos com ações de combate às mudanças climáticas.
Como mostrou o Diário do Transporte, na segunda-feira (3), a Prefeitura entregou 60 novos ônibus elétricos, alcançando a marca de 1.000 veículos com emissão zero em circulação — a maior frota do tipo no Brasil. A entrega marcou o início da programação especial voltada à sustentabilidade e à preparação para a COP30, que será realizada ainda neste mês em Belém (PA).
Relembre:
VÍDEO: Cidade de São Paulo (SP) recebe 60 novos ônibus elétricos para frota do transporte público do município; 27 dos coletivos terão operação da A2 Transportes
Segundo estimativas municipais, cada ônibus elétrico evita o consumo de 35 mil litros de diesel por ano e a emissão de 87 toneladas de gás carbônico, o que equivale ao plantio de cerca de 6,4 mil árvores.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Jorge Caldeira, representou o prefeito Ricardo Nunes na cerimônia. “A transição energética no transporte público e a busca por uma mobilidade mais sustentável são prioridades da gestão”, afirmou o secretário.
Além do modelo de subvenção para aquisição de veículos elétricos, a Prefeitura também iniciou a implementação do sistema BESS (Battery Energy Storage System), que utiliza baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos instalados em garagens de ônibus. Os primeiros contratos foram assinados com as concessionárias A2 e Auto Bless.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


