Publicado em: 5 de novembro de 2025

Ônibus de alto padrão é preparado para ao mesmo tempo transpor trajetos severos, mas com nível de conforto que faz os passageiros se sentirem num Oásis sobre rodas
ADAMO BAZANI
Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira
Esse ônibus é tão forte e robusto que subidas íngremes passam quase desapercebidas dos passageiros, a não ser pela paisagem fenomenal.
O conforto é tão grande que parece um carro de luxo…quase sem ruído, pouca trepidação e um requinte.
Estamos falando de um ônibus de rotas rodoviárias regulares de alta demanda? Poderia ser, mas este modelo transporta trabalhadores de mineração, chega a áreas de exploração, enfrenta montanhas, áreas secas com extremo calor e geleiras.
Tudo num mesmo trajeto e o passageiro, independentemente do local onde este ônibus está, se sente da mesma forma…dentro de um Oásis sobre rodas. Foi nossa sensação…
E com um detalhe, o motorista guiou o ônibus sem quase colocar os pés nos freios…o modelo freia sozinho ao detectar qualquer obstáculo à frente…mas foi tudo muito suave. Nem deu medo.
A velocidade foi pré programada. Tudo foi em modo de cruzeiro.
No painel dava para acompanhar também a velocidade exata em que estava o veículo à frente…o sensor do ônibus conseguia fazer esse cálculo.
Trata-se do Mercedes-Benz O500 “apelidado” de “El Más Potente”, ônibus concebido para trajetos difíceis a partir da base do ônibus rodoviário O500, já tradicional no mercado brasileiro e em toda a América Latina, líder do segmento na região.
O Diário do Transporte está no Chile e a convite da Mercedes-Benz viajou nesta quarta-feira, 05 de novembro de 2025, num trajeto de cerca de três horas entre Santiago e o distrito de Coya, aos pés das Cordilheiras dos Andes.
O ônibus já está na atual geração de motores menos poluentes Euro 6, mas também pode ser encontrado em Euro 3 e Euro 5 onde as legislações permitem.
O trajeto foi num veículo disponibilizado para a reportagem pela Black Line Yanguas, que faz trajetos turísticos.
O veículo foi um carroceria Irizar i6S, de 14,5 m com três eixos (no Chile é permitida essa configuração), semileito com poltronas de couro, ar-condicionado, carregadores USB, sanitário, geladeira, cafeteira, luzes individuais entre outros itens de conforto.
O modelo do chassi, ainda com a tecnologia Euro 5, é o O500 RS 2448.
Um dos destaques que explicam essa potência toda é que entre as características está a relação que permite alto torque em baixas rotações.
Em 1100 rpm (rotações por minuto), o veículo opera em sua faixa ideal.

O leitor deve se lembrar que nesta terça-feira, 04 de novembro de 2025, o gerente de vendas e marketing para a América Latina da Mercedes-Benz, Augusto França, conversou com o Diário do Transporte.
Na atual versão Euro 6, o ônibus está com novos sistemas automáticos de segurança e aguenta agora uma carga maior. A capacidade foi ampliada em uma tonelada, passando para 20 toneladas na versão dois eixos (4×2) e 25 toneladas na de três eixos (6×2).
Os ônibus chegam ao mercado com as seguintes denominações: O novo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos).
O novo O 500 desde Euro 3 até Euro 6 conta com motor OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.

Entre suas características destacam-se o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva.
Além do motor Mercedes-Benz OM 460, o trem de força dos ônibus rodoviários Novo O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e sistema de freio auxiliar Intarder.
Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.
Relembre:
Mercedes-Benz vende 100 unidades da nova geração de ônibus com maior potência (El Más Potente) a partir do Brasil
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira


