Publicado em: 5 de novembro de 2025

Entre 14h e 18h, passageiros poderão realizar testes gratuitos, receber orientações e acessar serviços de prevenção oferecidos por profissionais da saúde
YURI SENA
A Estação da Luz, ponto de conexão entre as Linhas 10–Turquesa, 11–Coral e o Expresso Aeroporto da CPTM, será palco nesta quinta-feira (6) de uma ação voltada à prevenção e diagnóstico precoce do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A iniciativa acontece das 14h às 18h, em parceria com o Programa Estadual IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde.
Durante a atividade, agentes de saúde realizarão testes rápidos de HIV e sífilis, feitos por meio de punção digital, com o objetivo de identificar precocemente pessoas que desconhecem seu status sorológico. Também haverá testes para hepatites B e C, além da oferta das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) para quem tenha se exposto a situações de risco por meio de relações sexuais.
Em caso de resultado positivo, o passageiro será encaminhado a um serviço de saúde para acompanhamento. A ação também inclui a distribuição gratuita de preservativos, gel lubrificante e autotestes para HIV, além de orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde sexual.
A iniciativa faz parte de uma série de atividades desenvolvidas em locais de grande circulação para ampliar o acesso da população a informações e serviços de prevenção.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


