22.7 C
Rondonópolis
sexta-feira, 7 novembro - 03:11
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesGoverno Federal lança fundo de 80 milhões de euros para ônibus elétricos...

Governo Federal lança fundo de 80 milhões de euros para ônibus elétricos no Brasil


Imagem meramente ilustrativa

Iniciativa busca reduzir emissões e acelerar a descarbonização do transporte urbano até 2030

YURI SENA

O governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Ministério das Cidades, anunciou nesta quarta-feira (5) o Fundo de Crédito para Ônibus Elétricos no Brasil, iniciativa que destinará 80 milhões de euros (cerca de R$ 500 milhões) até 2030 para apoiar a transição do transporte público para modelos de emissão zero. O lançamento ocorreu durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, em Belém (PA).

O novo fundo tem o objetivo de viabilizar a implantação de mais de 1,7 mil ônibus elétricos nas cidades brasileiras em seis anos — um crescimento de 235% em relação à frota atual, concentrada principalmente em São Paulo (SP).

“A eletrificação das frotas melhora a qualidade do ar e torna as cidades mais silenciosas e saudáveis. A agenda urbana é essencial para impulsionar medidas de mitigação e adaptação”, destacou o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf.

A criação do fundo foi articulada com o apoio de parceiros nacionais e internacionais, incluindo Bloomberg Philanthropies, BTG Pactual, WRI Brasil e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).

O BTG Pactual será o administrador do fundo e aportará 24 milhões de euros (R$ 150 milhões) em investimentos para infraestrutura de recarga e aquisição de ônibus elétricos.

A subvenção complementar vem do Fundo de Ação para Mitigação (MAF, na sigla em inglês) — uma iniciativa conjunta dos governos da Alemanha, Dinamarca e Reino Unido, da União Europeia e da Fundação Fundo de Investimento Infantil (CIFF). Esse aporte funcionará como uma garantia de primeira perda, reduzindo o risco para investidores e ampliando o potencial de alavancagem de novos recursos privados.

As primeiras beneficiadas devem ser as operadoras de transporte público das cidades de Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).

Além de acelerar a descarbonização, o fundo busca estimular a indústria nacional de eletromobilidade, gerar empregos verdes e servir de modelo para outros países em desenvolvimento interessados em adotar soluções sustentáveis no transporte urbano.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments