22.7 C
Rondonópolis
sexta-feira, 7 novembro - 07:33
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCuritiba (PR) amplia testes com ônibus elétricos da montadora chinesa Ankai

Curitiba (PR) amplia testes com ônibus elétricos da montadora chinesa Ankai


Foto: Divulgação

Veículo está em operação experimental por 60 dias na linha 266 – Estribo Ahú; testes integram preparação da cidade para renovação da frota com tecnologia de baixa emissão

YURI SENA

A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) iniciou uma nova fase dos testes com ônibus elétricos no transporte coletivo da capital. O modelo em avaliação é o Ankai OE-6, fabricado pela montadora chinesa Ankai, pertencente ao grupo JAC Motors.

O veículo, identificado como XY054, está em operação na linha 266 – Estribo Ahú, que liga o Boa Vista ao Centro Cívico e Centro, em um período de testes de 60 dias. A Urbs informou que a circulação do ônibus poderá ser ampliada para outras linhas caso seja necessário aprofundar a avaliação de desempenho.

De acordo com o gestor da área de especificação e inspeção de frota da Urbs, Celso Lúcio, o modelo OE-6 possui 6,7 metros de comprimento, capacidade para 27 passageiros, ar-condicionado e autonomia de até 250 quilômetros por carga. A linha na qual está sendo testado transporta cerca de 490 passageiros por dia.

O Ankai OE-6 é um veículo 100% elétrico e silencioso, e integra a estratégia da cidade de reduzir emissões de poluentes e promover uma mobilidade urbana mais sustentável. O teste faz parte das ações previstas no Plano de Mobilidade Urbana e da nova concessão do transporte coletivo, que prevê a aquisição de 250 ônibus elétricos nos próximos cinco anos.

Atualmente, Curitiba já conta com sete ônibus elétricos em circulação — seis na linha Interbairros I (horário e anti-horário) e um na linha Água Verde.

Desde 2023, a cidade realiza uma série de testes com diferentes fabricantes, por meio de chamamentos públicos da Urbs, para avaliar tecnologia, autonomia e desempenho operacional dos veículos em condições reais de uso. Entre os modelos já testados estão ônibus das marcas BYD, Eletra, Marcopolo, Volvo, Mercedes-Benz e Volkswagen.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments