Publicado em: 9 de novembro de 2025

Denominado de Optimuss, modelo foi lançado esse ano e é um simpático 4×4 curto para mineração
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
É um pássaro, é um avião, não, é o super homem.
É um ônibus, é um caminhão, não, é um super midi.
A comparação entre frases não calharia melhor para tentar definir o Optimuss.
O Diário do Transporte viajou na última semana ao Chile a convite da Mercedes-Benz e, em visita ao Centro Logístico da Kaufmann, uma das maiores representantes da marca na América Latina encontrou o modelo. Bonito? Feio? … diferente, pelo menos dos padrões que são vistos no Brasil.
E a frase que parece a do filme e série raízes de Superman se justifica.
É um ônibus? Sim, ele foi concebido para transporte coletivo de passageiros e tem a carroceria feita na Colômbia pela produtora de ônibus Busstar, a Busscar colombiana que não tem nada mais a ver com a Busscar brasileira.
É um caminhão? Não deixa de ser. Na verdade, trata-se da plataforma e um “alongamento” da cabine do caminhão Mercedes-Benz Atego 927 da Alemanha.
É um super micrão? Sim. O Optimuss é 4×4, com bloqueios de diferenciais e é tão alto em relação ao solo que possui um estribo para pôr os pés antes de acessar os degraus.
Lançado neste ano de 2025, o Optimuss, com seus pneus mistos, é preparado para operar em áreas e trabalhos difíceis, como no transporte de trabalhadores de alojamentos a regiões internas de minas de extração com métodos severos.
Mas o conforto não fica de lado.
Confira mais imagens:


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Yuri Sena para o Diário do Transporte


