Publicado em: 10 de novembro de 2025

Contrato com Consórcio Multiplano–Planservi–Jugend prevê estudos executivos, ambientais e tecnológicos de equipamento localizado em terreno ao sul da Linha 12-Safira da CPTM
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de São Paulo prorrogou o contrato de elaboração dos projetos do novo Terminal de Ônibus Urbano Itaim Paulista, na zona leste da capital. O ajuste, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 11 de novembro de 2025, amplia o prazo de execução do contrato até 15 de junho de 2026, com vigência total até 9 de setembro do mesmo ano.
O contrato nº 161/SIURB/24, firmado com o Consórcio Multiplano–Planservi–Jugend, abrange a elaboração dos projetos funcionais, básicos e executivos, os serviços ambientais e o sistema de transporte inteligente (ITS) para o terminal. Localizado ao lado da Linha 12-Safira da CPTM, o empreendimento ocupará área próxima à Av. Marechal Tito e à Estrada Dom João Néri (Rua Francisco Vaz Moniz).
De acordo com o despacho assinado pelo secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Marcos Monteiro, a decisão segue parecer técnico e jurídico da SPObras. A prorrogação foi solicitada pela contratada para adequar o cronograma físico-financeiro e garantir o pleno cumprimento das etapas contratuais. A medida também prevê a atualização das garantias e certidões da empresa, conforme exigência do Tribunal de Contas do Município.
O projeto do novo terminal é considerado estratégico para melhorar a integração do transporte coletivo na região leste, ampliando a capacidade de conexão entre ônibus municipais e intermunicipais e os trens da CPTM.
SOBRE O TERMINAL
O terminal está localizado na Zona Leste da cidade, em terreno ao sul da Linha 12-Safira da CPTM, compreendido entre a Av. Marechal Tito e as ruas Rafael Correia da Silva (marginal à Linha 12-Safira da CPTM), Francisco Vaz Moniz (prolongamento da Estrada Dom João Néri) e Albardão, no Distrito de Itaim Paulista.
Caberá ao consórcio de empresas a elaboração de projeto funcional, projetos básicos, projetos executivos, serviços ambientais e sistema de transporte inteligente – ITS para a implantação do terminal de ônibus urbano na região leste da cidade.
A contratação será pelo Regime de Empreitada por Preço Unitário, com prazo de execução de nove meses.
De acordo com o Termo de referência, o Terminal de ônibus urbano Itaim Paulista “visa reorganizar a acomodação de linhas de ônibus dos eixos da Avenida Marechal Tito e da Estrada Dom João Nery, se configura como importante equipamento para integração física entre linhas do sistema de transporte municipal e destas com linhas do transporte metropolitano”.
O local onde será implantado o terminal margeia a Av. Mal. Tito (eixo estrutural da região) a Rua Albardão (ladeia a linha ferroviária) e termina no Ribeirão Lajeado.

“Com sua proximidade à Estação Itaim Paulista da Linha 12 da CPTM, também abrigará as integrações com o sistema sobre trilhos. Os estudos e documentos básicos para implantação do Terminal Itaim Paulista, a cargo da SMT/SPTrans, foi elaborado dentro da lógica de execução conjunta com o Terminal Perimetral Itaim Paulista – São Mateus. No entretanto, a implantação desse Terminal Perimetral implica em grande impacto social e grande volume de desapropriações, demandando extenso prazo de conclusão, por estas razões foi definido pela SPTrans o estudo de solução alternativa”, justifica o edital.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


