32.4 C
Rondonópolis
terça-feira, 11 novembro - 11:31
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesJader Filho anuncia mais de 10 mil ônibus 0 km em 190...

Jader Filho anuncia mais de 10 mil ônibus 0 km em 190 municípios pelo PAC pelo Ministério das Cidades


Ônibus elétrico do BRT- Metropolitano de Belém, qie contou com financiamento do Ministério das Cidades

 

Número foi destacado na abertura do evento internacional em Belém (PA). Diário do Transporte vai ao Pará a convite da Eletra Industrial, uma das fornecedoras de veículos para o Programa de Aceleração do Crescimento

ADAMO BAZANI

O Brasil terá mais de 10 mil ônibus urbanos zero km, entre elétricos e diesel padrão Euro 6 financiados no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Modalidade, administrado pelo Ministério das Cidades.

A confirmação foi feita pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, em cerimônia de abertura na “Estação do Desenvolvimento”, do Sistema Transporte da CNT (Confederação Nacional do Transporte), nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, como parte da programação oficial da COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que ocorre em Belém (PA) até 21 de novembro.

Segundo Jader Filho, o Novo PAC investe R$ 31 bilhões em mobilidade urbana, sendo mais da metade (R$ 16,4 milhões) para renovação da frota.

“Com esse volume de investimentos, será possível adquirir mais de 10 mil veículos, em 190 municípios”, explicou na cerimônia

Jader Filho ainda enfatizou que os investimentos devem focar além da compra de ônibus novos, mas também em infraestrutura, citou a importância dos BRTs (Bus Rapid Transit), em especial os metropolitanos que ligam diferentes cidades, para a redução de emissões.

“O setor de transporte responde por cerca de 47% das emissões dos gases do efeito estufa no Brasil, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética.O Brasil está comprometido em trazer as pessoas de volta ao transporte coletivo, mas para isso precisamos renovar as frotas, investir em corredores de BRT, tornar o transporte coletivo mais confortável e com menos tempo de deslocamento”, disse o ministro.

De acordo com dados do Ministério das Cidades, somente a seleção do PAC 2024 disponibilizou recursos para aquisição de 2.296 ônibus elétricos, 3015 ônibus Euro6 – que são menos poluentes – e 39 veículos sobre trilhos.

O Diário do Transporte vai ao Pará a convite da Eletra Industrial, uma das principais fornecedoras de veículos para o Programa de Aceleração do Crescimento.

A empresa também participa da elaboração, concretização e fornecimento de ônibus elétricos para diversos BRTs em todo o País, com destaque parta os metropolitanos, como o BRT-ABC, na Grande São Paulo, que contará com o imodelo E-Trol (que une em um só veículo, as tecnologias de ônibus a bateria e trólebus) e está em implantação, e o BRT da Grande Belém, que já tem servido a moradores de cidades diferentes, agilizando e barateando os deslocamentos da população. Os elétricos fazem também neste momento os transportes oficiais da Cop-30.

Na mesma “Estação do Desenvolvimento”, do Sistema Transporte, na quinta-feira (13), a diretora-presidente da Eletra, Milena Romano, participa das 14h20 ás 15h, do painel “Descarbonização nos modos de transporte”, que tem como objetivo compartilhar as soluções que tem contribuído para a redução de emissões em diversos modos de transporte, mapeando avanços tecnológicos e identificando sinergias entre os modos de transporte e potenciais ações integradas para a redução de emissões.

Milena vai ressaltar a importância da indústria brasileira como estratégica no atual contexto na busca em como reduzir ainda mais as emissões pela mobilidade em todo o mundo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments