Evento Rock the Mountain 2025, realizado no Rio de Janeiro, reforçou práticas de economia circular e inclusão, em sintonia com a agenda global da COP30
ALEXANDRE PELEGI
O Rock the Mountain 2025, realizado no último fim de semana em Itaipava (RJ), encerrou-se com o reconhecimento de um feito raro entre grandes eventos: a certificação internacional por ser completamente carbon free e ambientalmente responsável. O festival, patrocinado pela Viação Guanabara, consolidou-se como um exemplo de como grandes produções podem reduzir impacto ambiental e promover inclusão social.
O estande montado pela empresa foi inteiramente construído com materiais reutilizáveis, alinhado a princípios de economia circular e à meta de reduzir o desperdício. A estrutura também contemplou acessibilidade universal, em sintonia com o próprio festival, que ofereceu rampas, plataformas elevadas para melhor visibilidade, banheiros adaptados e serviços de tradução em Libras e audiodescrição para pessoas com deficiência.
Além da infraestrutura, a presença da Guanabara teve foco em educação ambiental e mobilidade sustentável. A ação apresentou ao público o impacto positivo do transporte coletivo: um ônibus rodoviário pode substituir até 60 automóveis nas estradas e cidades, contribuindo diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
A gestora de marketing da empresa, Letícia Pineschi, destacou que o engajamento em eventos desse tipo reforça a missão de conectar cultura e sustentabilidade.
“Esse é um exemplo de como ocupar espaços na atenção do público, especialmente os jovens, unindo música, sustentabilidade e responsabilidade social — utilizando a indústria do entretenimento para deixar um legado positivo para o nosso setor”.
A iniciativa da Guanabara reflete o avanço de práticas ESG no transporte rodoviário de passageiros, em um momento em que o tema da descarbonização ganha centralidade nas discussões da COP30 e em políticas nacionais de mobilidade sustentável.
Relembre a noticia sobre o Rock the Mountain 2025:
Guanabara leva jornada sustentável ao Rock the Mountain 2025
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


