Publicado em: 11 de novembro de 2025

Caminhão utilizou apenas os carregadores já existentes para todas as recargas em trajeto de 800 km. O Diário do Transporte visita a Cop-30 a convite da Eletra Industrial, que apresenta “case” de consultoria e ônibus brasileiros elétricos
ADAMO BAZANI
Foi apresentado em Belém (PA), na COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, o projeto “corredor rodoviário verde”, sendo o primeiro dos trajetos, na ligação entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, chamado de Laneshift e-Dutra, pela maior parte da extensão abranger a rodovia Presidente Dutra.
O objetivo é até 2030, criar infraestrutura para cerca de quatro mil viagens feitas por veículos pesados entre os dois estados.
A proposta tem a participação do Governo Federal, intituições como 40 Cities the World Business Council for Sustainable Development, International Council for Clean Transportation e WRI Brasil e fabricantes de veículos como a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com o GRUPO TRATON (que inclui também a Scania) em colaboração com a LOTS Group.
Segundo a Volkswagen, o caminhão elétrico e-Delivery percorreu 800 quilômetros entre Resende (RJ) e Sorocaba (SP), majoritariamente pela Rodovia Dutra, “utilizando apenas os carregadores já existentes para todas as recargas, com o objetivo de comprovar a viabilidade e também mapear a infraestrutura atual e seus desafios”.
Ainda de acordo com a fabricante, “ao integrar os aprendizados sobre desempenho dos veículos, otimização de rotas e os requisitos práticos para redes de recarga comerciais em larga escala, a iniciativa estará preparada para negociar e acelerar a implantação de estações de recarga confiáveis e de alta capacidade”
Em agosto, outra fabricante de veículos pesados, a Mercedes-Benz, também anunciou uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro com um caminhão elétrico.
Segundo a fabricante, o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, percorreu 442 km sem precisar fazer recarga de baterias. O ponto de partida foi a fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, com chegada no Posto Galápagos em São João do Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O veículo seguiu numa rota pela Via Dutra.
Um próximo passo aguardado é que a rota seja palco de testes com ônibus rodoviários elétricos, mas ainda são poucas as marcas que oferecem este tipo de veículo no Brasil
TRANSPORTE URBANO:
Na Cop-30, o destaque maior em relação a ônibus elétricos ainda tem sido o transporte urbano e metropolitano.
As delegações, por exemplo, são transportadas com modelos deste tipo da fabricante nacional Eletra, de São Bernardo do Campo.
O Diário do Transporte vai nesta semana a Belém (PA) a convite da Eletra que, apresenta na programação oficial, a primeira linha de chassis de ônibus elétricos de marca com origem 100% nacional, lançada no último mês, e o “case” *Eletra Consult*.
Segundo a companhia, trata-se de “um trabalho único na América Latina que, com parceiros, a Eletra desenvolve junto a operadores, gestores públicos e sociedade civil em geral, como academia e entidades de classe e técnicas, para orientação a respeito de todas as etapas da eletrificação de frotas, muito antes da compra dos ônibus, desde a escolha das obras civis e adequações mais indicadas nas garagens, infraestruturas de carregamento de baterias e redes de distribuição de energia, análise das opções de financiamento disponíveis no mercado para cada tipo de operador ou gestor, até a escolha do modelo de ônibus de acordo com a infraestrutura e demanda de passageiros e o pós-venda, com assistência técnica e treinamentos de motoristas e equipes de manutenção.”
Na “Estação do Desenvolvimento”, do Sistema Transporte, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), na quinta-feira, 13 de novembro de 2025, a diretora-presidente da Eletra, Milena Romano, participa das 14h20 às 15h, do painel “Descarbonização nos modos de transporte”, que tem como objetivo compartilhar as soluções que tem contribuído para a redução de emissões em diversos modos de transporte, mapeando avanços tecnológicos e identificando sinergias entre os modos de transporte e potenciais ações integradas para a redução de emissões.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


