Crédito suplementar reforça orçamento da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e será aplicado em expansão e modernização da rede metroviária da capital
ALEXANDRE PELEGI
O governador Tarcísio de Freitas assinou o Decreto nº 70.080, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 12 de novembro de 2025, que autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 364.626.410,00 ao Orçamento Fiscal da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). O valor será repassado à Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, destinado a despesas de capital, como obras e aquisição de equipamentos.
De acordo com o decreto, os recursos têm como base a Lei nº 17.990/2024 e a Lei nº 18.078/2025, e são provenientes do Tesouro Estadual. A suplementação será registrada sob a rubrica “Subscrição de ações do Metrô”, mecanismo pelo qual o Estado aumenta o capital da empresa pública para financiar investimentos.
Distribuição dos recursos
O anexo do decreto detalha a aplicação dos R$ 364,6 milhões em projetos de ampliação e modernização do sistema metroviário.
As três principais obras — Linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro — concentram R$ 317,2 milhões, o equivalente a 87% do total liberado.
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Linha 2 – Verde (Vila Prudente – Dutra): R$ 160.449.075
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Linha 15 – Prata (Ipiranga – Cidade Tiradentes): R$ 89.682.774
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Linha 17 – Ouro (Jabaquara – São Paulo-Morumbi): R$ 67.159.728
Outras destinações incluem:
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Elaboração de projetos de expansão da rede metroviária: R$ 13,8 milhões
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Operação das linhas metroviárias: R$ 14,2 milhões
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Linha 1 – Azul (recapacitação e modernização): R$ 11,5 milhões
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Linha 4 – Amarela (Vila Sônia – Luz – Fase II): R$ 4,29 milhões
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Linhas 2 e 3 – Verde e Vermelha (modernizações complementares): R$ 2 milhões
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Linha 5 – Lilás (Trecho Largo 13 – Chácara Klabin): R$ 660,9 mil
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Portas de plataforma nas Linhas 1, 2 e 3: R$ 700 mil
Nos últimos meses, o governo estadual reforçou o aporte de recursos à expansão e modernização da rede metroviária.
Em 5 de junho de 2025, o governador Tarcísio de Freitas sancionou o Decreto nº 69.580, que abriu crédito suplementar de R$ 307.837.489,00 à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, com vistas ao repasse direto ao Metrô. Naquela ocasião, a maior parte dos recursos — cerca de 57%, ou R$ 174,4 milhões — foi destinada à expansão da Linha 2‑Verde (trecho Vila Prudente–Dutra); 27%, ou R$ 81,6 milhões, foram reservados para a Linha 15‑Prata (Ipiranga–Cidade Tiradentes).
A nova liberação de R$ 364.626.410,00 (via Decreto nº 70.080) reforça essa trajetória de investimentos contínuos, e evidencia o foco nos eixos de expansão prioritária — neste caso, majoritariamente para as linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro.
Esse encadeamento de créditos — primeiro de ~R$ 308 milhões, agora de R$ 365 milhões — indica um ritmo de execução e financiamento que busca dar escala às obras metroviárias no Estado. Mais que um sinal de compromisso orçamentário, os decretos demonstram que há a necessidade de acompanhamento rigoroso da eficiência, prazos e impacto desses recursos nas obras físicas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


