Publicado em: 13 de novembro de 2025

Modelos eMillennium, desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, representam avanço na eletrificação do transporte coletivo urbano
ARTHUR FERRARI
Entre os dias 17 e 19 de novembro, o 1º Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade de Gramado (RS) reunirá empresas, gestores públicos e especialistas do setor para discutir soluções voltadas à segurança, integração e sustentabilidade no transporte. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), acontece no Serra Park e deve receber mais de cinco mil participantes, entre representantes nacionais e internacionais.
Entre os expositores estão Caio, Eletra, Savar e WEG, companhias que atuam de forma integrada no desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo urbano. As empresas levarão ao congresso dois ônibus elétricos de Porto Alegre (RS), ambos com carroceria Caio eMillennium e sistema de tração Eletra, além de baterias, motores e estação de recarga fornecidos pela WEG.
Os modelos, nas versões convencional e articulada, são resultado da parceria entre o Consórcio Caio/Eletra/Mercedes-Benz/WEG e a Prefeitura de Porto Alegre. Totalmente produzidos no Brasil, os veículos fazem parte do processo de modernização e eletrificação do transporte coletivo da capital gaúcha.
Durante o evento, além da exposição dos veículos, o público poderá acompanhar painéis e fóruns sobre educação para o trânsito, políticas públicas e tecnologias aplicadas à mobilidade urbana. O congresso pretende fomentar práticas que reduzam acidentes e promovam a sustentabilidade nos deslocamentos.
O encontro também reforça o papel das cidades e das montadoras na transição para frotas mais limpas, em linha com as metas nacionais de descarbonização do transporte público.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


