Publicado em: 14 de novembro de 2025

De acordo com ministro das Cidades, ao repórter Adamo Bazani, na COP30, exemplo do BRT Metropolitano de Belém deve ser replicado em outras regiões do Brasil, não só para melhorar deslocamentos, mas para inclusão
ADAMO BAZANI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA
O Diário do Transporte faz uma cobertura exclusiva sobre mobilidade na COP30, a Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, que ocorre em Belém do Pará; a reportagem viajou a convite da Eletra Industrial.
Nesta sexta-feira, 14 de novembro de 2025, ao final dos diversos painéis do Ministério das Cidades, no espaço da estação do desenvolvimento do Sistema Transporte, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o ministro das Cidades Jader Filho conversou com o repórter Adamo Bazani com exclusividade, e destacou, entre outros pontos, a importância de ligações de qualidade entre diferentes cidades.
Um dos caminhos para garantir melhor acesso a população em tempo menor de implantação são os BRTs (Bus Rapid Transit), corredores de ônibus de maior capacidade e velocidade que os corredores expressos mais comuns.
Jader Filho citou o exemplo do BRT Metropolitano de Belém, inaugurado recentemente e que, como mostrou o Diário do Transporte ao visitar o sistema, barateou os deslocamentos entre diferentes cidades e fez com que municípios que não tinham nenhum acesso a capital, como Castanhal e Santa Isabel, por uma ligação de ônibus metropolitanos diretos, passassem a oferecer esse serviço.
Para o ministro, esse é um dos caminhos para que o transporte não só atenda ao pilar dos deslocamentos, mas também ao pilar socioeconômico. A reportagem havia mostrado que algumas cidades sequer ofereciam um trajeto direto base.
Jader Filho também disse que os transportes metropolitanos precisam ser de ligação intercidades com gestões e governadores, e que autoridades metropolitanas são essenciais nesse projeto.
Leia abaixo a entrevista na íntegra, e no vídeo acima você confere os principais pontos.
ADAMO BAZANI: O Diário do Transporte faz uma cobertura especial da COP30. Estamos com o ministro das Cidades, Jader Filho, que comentou vários aspectos relacionados à mobilidade urbana. A gente percebe, ministro, uma carência de qualidade dos transportes públicos, principalmente os metropolitanos. A gente vê um fosso de qualidade entre as regiões municipais e as metropolitanas. O senhor citou o exemplo do BRT aqui da Grande Belém. O Ministério das Cidades vai investir mais nesse fomento ao transporte metropolitano com corredores?
JADER FILHO: Sem dúvida. Nós temos que investir cada vez mais. Nós fizemos um investimento no PAC na ordem de R$ 45 bilhões para exatamente fazer obras de BRT, obras de VLT, obras de metrô espalhadas pelo Brasil. Nós também disponibilizamos R$ 10,5 bilhões para renovação de frota, exatamente para que nós possamos atender e levar um transporte de qualidade para todas as regiões do nosso país, como estamos fazendo aqui no BRT metropolitano, onde nós fizemos, junto com o Governo do Estado. São 265 ônibus para poder melhorar a mobilidade urbana da região metropolitana de Belém, que sai desde Belém, passando pelos nove municípios aqui da região metropolitana. Então, com isso, a gente faz um trabalho. Queremos que esse exemplo de Belém possa se multiplicar pelo Brasil. Acabamos de aprovar agora, no Conselho Curador do FGTS, são mais R$ 8 bilhões para a mobilidade, para que nós possamos fazer com que o transporte público seja melhor. Eu tenho convicção que, se nós melhorarmos o transporte público, as pessoas vão voltar a usar com maior intensidade, da mesma maneira que faziam antes da pandemia. E, com isso, quem ganha é o meio ambiente, quem ganha é a nossa sociedade, quem ganha são os seus usuários. E a gente precisa melhorar o transporte público em todo o Brasil. Podem contar municípios e estados, que nós vamos ajudar vocês a melhorar o transporte no nosso país.
ADAMO BAZANI: Ontem a gente visitou o sistema, e a gente verificou que havia cidades que não tinham ligação metropolitana, como Castanhal, Santa Isabel. Havia uma exclusão. Além disso, além dessa exclusão ter sido equacionada com o BRT, teve a preservação de vidas. Aquele trecho da BR era um dos mais letais do Brasil. E com as passagens subterrâneas, elas acabaram ficando mais seguras. Qual a importância do transporte, não só para transportar, mas para incluir?
JADER FILHO: O transporte precisa ser cada vez mais inclusivo. Nós temos que ter essa iniciativa de investir para fazer obras que tenham exatamente o quê? Que entendam o anseio da nossa sociedade. Para que a gente possa ter um transporte, primeiro, seja um transporte módico. Então, nós temos que ter modicidade no transporte. Que é o que está acontecendo agora com o BRT metropolitano. Com um pouco mais de quatro reais, as pessoas chegam de Castanhal até Belém. E isso é o quê? Isso é justiça social. Porque você pode permitir que as pessoas utilizem um transporte que tem ar-condicionado, que tem wi-fi, que tem qualidade, e de uma maneira barata onde as pessoas possam se utilizar. É isso que a gente busca fazer. Mas a gente precisa fazer com que isso se multiplique no Brasil. Nós já fizemos com o Governo Federal. Nós inauguramos o BRT de Salvador. Nós inauguramos o BRT de Campinas. Nós inauguramos o Terminal Gentileza no Rio de Janeiro. E exatamente para quê? Para que o transporte público nas nossas cidades seja um transporte público mais amigável, mais justo, mais seguro para atender as famílias brasileiras.
ADAMO BAZANI: Agora, o metropolitano tem um problema das autoridades metropolitanas de transportes. Falta muito. Às vezes, uma rivalidade entre uma cidade e outra pode impedir um projeto bom.
JADER FILHO: É por isso que o transporte metropolitano tem que ficar a cargo dos governos de Estado. Essa é a intenção. Exatamente para você evitar de ter essas discussões. Como ele é metropolitano, ele atinge diversos municípios, o certo é que o Governo do Estado tem que ficar com essa responsabilidade. Tanto aqui em Belém, como aí pela região metropolitana do nosso país.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


