Publicado em: 16 de novembro de 2025

Mensagens e imagens ressaltam que indústria nacional pode tornar o País um dos líderes globais em transportes limpos
ADAMO BAZANI
Quem passa pela Green Zone, área de livre acesso na COP30 (Conferência das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas), que ocorre até 21 de novembro de 2025, no Pará, foi surpreendido na Estação do Desenvolvimento com um vídeo institucional que ressalta o potencial do Brasil na chamada “nova indústria”, voltada para uma mobilidade sustentável.
Trata-se de uma peça exibida pela Eletra Industrial, empresa fabricante de ônibus elétricos e que realiza consultorias independentes para operadores de transportes privados e gestores públicos para a implantação de sistemas de mobilidade eletrificados.
O Diário do Transporte visita a COP30, em Belém, a convite da empresa.
E pelas reações dos visitantes, sejam brasileiros como de outros países, foi possível perceber que o objetivo do material tem sido alcançado: mais que ressaltar uma marca, mostrar que a eletrificação dos transportes não é algo para o futuro apenas, mas para já.
Segundo a diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano, um dos exemplos claros deste objetivo é que os símbolos nacionais, como a Bandeira do Brasil, têm até mais destaque que as marcas da empresa no vídeo.
“Fizemos questão de colocarmos neste vídeo, mensagens que deixam claro que o Brasil é protagonista na mobilidade moderna e sustentável. Nossa matriz de energia elétrica é limpa, temos técnicos altamente capacitados e uma flexibilidade para adaptar produtos e desenvolver soluções que nenhuma indústria no mundo tem. Porque aqui, convivemos com realidades diferentes e atendemos a todas elas. Quem desenvolve ônibus e soluções para o Brasil, atende a todo o Mundo. Nossa operação é servera e plural”, disse a empresaria.
O vídeo pode ser conferido na Estação do Desenvolvimento, uma área do Sistema Transporte da CNT (Confederação Nacional do Transporte), dedicada para debater e apresentar soluções voltadas a transportes sustentáveis.
“Muitas vezes, nem nós brasileiros, quanto mais outras nações, têm noção deste potencial. Por isso é o momento de toda a indústria brasileira se unir e agir em conjunto, mostrar a que veio. A Eletra tem esse espírito. Somo brasileiros e atuamos com parceiros que investem, acreditam e têm planta no Brasil, que fornecem desde as peças consideradas mais simples, até quadros fundidos para os chassis, baterias, inversores e carrocerias”, disse Milena.
Entre as frases de destaque (há também versão com legendas em inglês) está uma que deixa claro o propósito do material, quando nas imagens surge tremulante a bandeira brasileira: “Protagonismo do Brasil. O Brasil ocupa posição de liderança na transição energética”
Além disso, os ônibus elétricos da marca Eletra, do BRT Metropolitano da Grande Belém e que realizam o transporte oficial das delegações da Blue Zone (de autoridades mundiais e debatedores) também trazem mensagens e frases destacando a indústria brasileira.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


