A 37ª rodada da Série B marcou mais um capítulo repleto de emoção na atual edição da disputa. A começar pelo líder do campeonato Coritiba, que além de garantir antecipadamente o acesso à Série A em 2026, viu o seu arquirrival Athletico-PR deixar a briga pelo título em aberto após virada épica.
O “penúltimo ato” da segunda divisão também deixou para a rodada final a definição das três vagas restantes para a elite nacional, assim como a última no Z-4, com Amazonas, Volta Redonda e Paysandu já rebaixados à Série C.
(Conteúdo oferecido por VERSUSbet)
A equipe amazonense, inclusive, teve o seu rebaixamento decretado nesta rodada, já que o empate fora de casa contra o Paysandu, na Curuzu, tirou qualquer chance de chega à última rodada ainda sonhando com a permanência.
Já no G-4, cinco times terminaram a rodada com chances matemáticas e ainda na disputa pelas últimas vagas restantes na Série A: Criciúma, Athletico-PR, Chapecoense, Goiás e Remo.
Agora o ESPN.com.br faz um resumo desta 37ª rodada com os principais destaques do que rolou dentro das quatro linhas.
Coritiba garante acesso, mas vê Athletico-PR acirrar briga pelo título
Após garantir o acesso antecipado com um 0 a 0 com o Athletic, em pleno Couto Pereira, em jogo que terminou até com vaias da torcida, o Coxa levou um duro golpe neste domingo, após virada épica do Athletico-PR sobre a Ferroviária.
Em Araraquara, o Furacão venceu de virada por 2 a 1, com gol no último lance. E tudo isso após falha bisonha do goleiro Santos, que fez o time paranaense largar atrás no placar. O time rubro-negro, que permanece na vice-liderança com o triunfo, ainda não confirmou o acesso, mas chega à rodada final, em casa contra o América-MG, precisando apenas de um empate para subir.
4:05
Coritiba pressiona, mas fica no empate com o Athletic e não consegue confirmar o título em casa; VEJA
Coritiba e Athletic se enfrentaram pela 37ª rodada da Série B do Brasileirão
Criciúma dá ‘pulo do gato’ e fica perto do acesso
O Tigrão começou a penúltima rodada fora do G-4, mas “pegou o elevador” e foi ao 3° lugar após vencer o Botafogo-SP por 2 a 0, no Heriberto Hülse. O clube catarinense ainda contou com os tropeços dos seus adversários diretos e agora chega ao seu último compromisso, contra o Cuiabá, só dependendo de si para voltar à Série A.
Goiás vence Novorizontino em confronto direto e volta ao G-4
Até então em baixa nesta reta final de Série B, o Esmeraldino conquistou uma vitória importantíssima neste último sprint. Em casa, a equipe goiana derrotou o Novorizontino por 1 a 0, com gol de Anselmo Ramon, e voltou ao G-4, passando a depender apenas de si mesmo para retornar à elite. O Goiás havia passado 30 das 36 rodadas dentro da zona de classificação, enquanto a o time do interior paulista 16.
Remo perde invencibilidade de quase 2 meses e deixa volta à Série A ameaçada
Até então embalado por uma sequência de oito jogos sem derrota – com seis vitórias seguidas -, o Remo levou um duro golpe na Ressacada. Em jogo que teve seis expulsões, os paraenses foram derrotados por 3 a 1 pelo Avaí, que já não tinha mais aspirações no campeonato, e deixaram o G-4 da Série B. Agora, o time comandado por Guto Ferreira terá que vencer na última rodada e ainda torcer por outros resultados.
5:53
Com confusão dentro e fora de campo, Avaí derrota o Remo pela Série B; VEJA
Avaí e Remo se enfrentaram pela 37ª rodada da Série B do Brasileirão
Novorizontino e CRB deixam a briga pelo acesso
A rodada não foi positiva para os dois times, que ainda tinham esperanças de brigar pelo acesso. Enquanto o Novorizontino perdeu do Goiás, em confronto direto na parte de cima da tabela, o CRB deixou a disputa pela volta à elite mesmo vencendo o Vila Nova em casa por 2 a 0. No caso dos alagoanos, o empate do Athletico em Araraquara que culminou com o cenário.
Amazonas cede empate no fim e se junta a Volta Redonda e Paysandu
O Onça-Pintada chegou à penúltima rodada ainda com chances de seguir sonhando com a permanência na Série B, mas não fez a sua parte contra o já rebaixado Paysandu. O clube amazonense foi até a Curuzu, em Belém, mas cedeu empate por 2 a 2 já nos acréscimos, depois de conseguir uma virada “relâmpago” no segundo tempo, e teve a sua queda sacramentada. O Amazonas jogou praticamente toda a partida com uma a menos, já que teve Erick Varão expulso ainda na etapa inicial.
Na última rodada, Ferroviária, Athletic e Botafogo-SP disputarão a permanência na segunda divisão, com o clube de Ribeirão Preto abrindo o Z-4 da tabela neste momento.
7:04
Paysandu busca empate e rebaixa o Amazonas em jogo maluco com virada, expulsão e pênalti perdido na Série B; VEJA os melhores momentos
Já rebaixado para a Série C, o Papão lutou e conseguiu empate que também derruba o Amazonas
Resultados da 37ª rodada da Série B
-
Paysandu 2 x 2 Amazonas
-
CRB 2 x 0 Vila Nova
-
Coritiba 0 x 0 Athletic
-
Avaí 3 x 1 Remo
-
Volta Redonda 1 x 1 Chapecoense
-
Atlético-GO 0 x 0 Operário
-
América-MG 1 x 1 Cuiabá
-
Ferroviária 1 x 2 Athletico-PR
-
Criciúma 2 x 0 Botafogo-SP
-
Goiás 1 x 0 Novorizontino


