28.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, 11 dezembro - 19:28
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesGilvan confirma que segunda linha Circular da Saúde de Santo André (SP),...

Gilvan confirma que segunda linha Circular da Saúde de Santo André (SP), entre o Hospital da Mulher e o Mário Covas, está em estudo


Primeiro serviço do tipo, com linha B45, já é considerado case de mobilidade; intuito agora é interligar regiões de Camilópolis, Pq. Novo Oratório, Utinga, Centro, Vila Assunção e bairro Paraíso

ADAMO BAZANI e ARTHUR FERRARI

O Prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Gilvan Ferreira, confirmou nesta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, que uma nova linha Circular da Saúde está em estudo. A informação foi revelada pelo gestor em resposta ao jornalista Adamo Bazani, editor do Diário do Transporte, na Rádio ABC.

A linha em questão deve ligar diretamente o Hospital da Mulher ao Mário Covas, interligando as regiões de Camilópolis, Pq. Novo Oratório, Utinga, Centro, Vila Assunção e bairro Paraíso, ligando diretamente o Hospital da Mulher ao Mário Covas.

Como mostrou o Diário do Transporte ainda no início de novembro, moradores do Segundo Subdistrito da cidade pedem melhorias na oferta e qualidade dos transportes na região, e o serviço estudado, que ligará duas regiões de grande densidade, seria o ideal para suprir a demanda tendo em vista que muitos usuários do transporte coletivo dependem do serviço para o deslocamento entre residência e trabalho.

A reportagem recebeu uma série de contatos de pessoas que residem no Segundo Subdistrito e trabalham no Primeiro que relatam problemas no atendimento por ônibus municipais, como poucas linhas, longos intervalos e ausência de itinerários mais condizentes com as atuais necessidades de deslocamentos.

Relembre

Santo André possui sua área urbana separada em dois subdistritos pela linha 10-Turquesa da CPTM. Do lado oeste ficam regiões como Vila Suíça, Jardim do Estádio, Vila Luzita, Vila Homero Thom, Bairro Jardim, Campestre, Vila Assunção e Paraíso, atendidas pelo terminal Santo André Oeste, localizado na área central. A porção leste, servida pelo terminal Santo André Leste, reúne bairros como Parque das Nações, Utinga, Jardim das Maravilhas, Parque Novo Oratório e Camilópolis, além de fazer fronteira com a zona Leste da capital paulista. Os dois terminais mantêm conexão direta com a estação Prefeito Celso Daniel–Santo André, por meio de um acesso subterrâneo que atravessa a via férrea.

Como também mostrou o Diário do Transporte, a primeira linha Circular da Saúde da cidade, denominada B45, começou a operar em 25 de outubro de 2025, ligando locais de atendimento de Saúde de alta demanda na cidade, como o Futuro Hospital Vila Luzita; H & M – Hospital e Maternidade São José do ABC; Hospital Beneficência Portuguesa; CHMSA – Centro Hospitalar Municipal de Santo André (Santa Casa – Hosp. Municipal); H & M– Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama; Casa da Esperança; H & M – Hospital e Maternidade Brasil; Hospital Mário Covas.

O itinerário, que também conecta também locais considerados importantes na cidade para geração de emprego e renda, como a região central, Shopping ABC da Pereira Barreto e Coop Pereira Barreto, além de pontos de educação, lazer e cultura, como Parque Pedroso, Sabina Parque Escola do Conhecimento e Parque Central.

Relembre

Dias depois de inaugurada, a linha B45 teve seu itinerário ampliado em 30 de outubro, passando a atender também a vias internas do Bairro Paraíso, percorrendo o quadrilátero Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Igarapé, Rua Jabaquara e Rua Juazeiro no sentido Centro – Vila Luzita, e Rua Juazeiro, Rua Jabaquara, Rua Igarapé, Rua Macaúba e Rua Juazeiro no sentido ponto final do Hospital Mário Covas.

Relembre

Adamo Bazani, jornalista especializado em transporte

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments