Publicado em: 19 de novembro de 2025

Evento promove venda de itens que não possuem mais utilidade para a companhia, como sucata de aço e ferrosa, trilho ferroviário, dormente de madeira, entre outros
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realiza no dia 12 de dezembro, a partir das 10h, o último leilão de inservíveis de 2025, previsto para acontecer na Associação da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, no Bom Retiro, em São Paulo.
Serão oferecidos lotes de itens que não possuem mais utilidade para a companhia, como sucata de aço e ferrosa, trilho ferroviário, dormente de madeira e outros materiais diversos.
O edital, que permite a aquisição dos itens tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, está disponível a partir desta quarta-feira (19) nos endereços e https://marcellolemosleiloeiro.com.br.
Na CPTM, os leilões são uma importante fonte de receita não tarifária. De acordo com o gerente de Logística da CPTM, Leandro Capergiani, além de gerar recursos financeiros, o leilão de materiais inservíveis contribui para os aspectos ambientais e de sustentabilidade.
“O processo assegura a reintrodução eficiente dos materiais leiloados na cadeia produtiva por outros agentes do mercado. Tal processo é crucial para a promoção da economia circular e da sustentabilidade, uma vez que minimiza a demanda por recursos naturais virgens e reduz de forma significativa o consumo energético inerente aos processos de fabricação de novos materiais”, afirma Leandro.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


