Publicado em: 23 de novembro de 2025

“Tatuzão” tem montagem e início da escavação previstas para primeiro semestre do próximo ano
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A fabricante CREG (China Railway Engineering Equipment Group) apresentou oficialmente a segunda tuneladora TBM, o famoso Tatuzão, que escavará o trecho da expansão da Linha 2-Verde do Metrô, entre Penha e Dutra, na divisa com Guarulhos. A cerimônia ocorreu no dia 21 de novembro, na sede da fabricante, em Shanghai, China, reunindo representantes do Metrô e das empresas parceiras do projeto.
A nova tuneladora será responsável por escavar cerca de 7 km de túnel. O equipamento é um dos maiores já empregados em obras metroviárias no Brasil, com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e peso total de 2.600 toneladas. Do tipo Dual Mode – EPB (Earth Pressure Balance) e Modo Aberto -a máquina garante segurança e eficiência em solos variados, com capacidade de avanço de até 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha.
A programação do evento incluiu assinatura no painel comemorativo, exibição do vídeo de montagem da tuneladora, discursos institucionais e partida simbólica da máquina.
A tuneladora será embarcada para o Brasil ainda este ano, com chegada prevista para o primeiro trimestre de 2026. A montagem e início da escavação estão programados para o primeiro semestre do próximo ano.
Ficha Técnica da Tuneladora
• Fabricante: CREG (China Railway Engineering Equipment Group)
• Tipo: TBM Dual Mode: EPB (Pressão Balanceada de Terra) e Modo Aberto
• Comprimento: aprox. 133 m
• Peso total: aprox. 2.600 toneladas
• Diâmetro da roda de corte: 11,67 m
• Produção média: até 15 m/dia em solo e 10 m/dia em rocha
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


