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Ricardo Nunes abre novo crédito de R$ 160 milhões para subsídio dos ônibus


Novo decreto eleva para R$ 234 milhões o total destinado ao subsídio dos ônibus paulistanos em apenas dez dias

ALEXANDRE PELEGI

O prefeito Ricardo Nunes publicou nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, o Decreto nº 64.731, que abre crédito adicional suplementar de R$ 160 milhões para reforçar as despesas com subsídios ao transporte coletivo por ônibus na capital paulista.

O valor será destinado às Compensações Tarifárias do Sistema de Ônibus, conforme detalhado nas dotações orçamentárias listadas no decreto. A medida tem como base a autorização prevista na Lei nº 18.220, de 27 de dezembro de 2024, que estabeleceu o Orçamento Municipal de São Paulo para 2025. Entre suas disposições, ela autoriza o Executivo a abrir créditos adicionais suplementares, quando necessário, para reforçar dotações existentes — mecanismo que permite ajustes ao longo do ano para garantir a execução de despesas essenciais, como as compensações tarifárias do sistema de ônibus.

O decreto do prefeito prevê a realocação de recursos de diferentes rubricas do orçamento municipal, incluindo parcelas do serviço da dívida interna e externa (R$ 89,2 milhões), além da utilização de superávit financeiro do exercício anterior, que responde por R$ 70,7 milhões da cobertura deste novo crédito.

Este é o segundo aporte extraordinário ao sistema de transporte por ônibus em menos de duas semanas. No dia 14 de novembro, como noticiou o Diário do Transporte, o prefeito Ricardo Nunes já havia autorizado um crédito suplementar de R$ 74 milhões para a mesma finalidade, Relembre:

Subsídio dos ônibus em SP ganha reforço de R$ 74 milhões com decreto de crédito suplementar

Com o novo decreto desta quarta-feira, o total aberto em créditos adicionais para subsidiar o sistema de ônibus paulistano chega a R$ 234 milhões no intervalo de dez dias.

No orçamento de 2025, a Prefeitura havia reservado R$ 6,48 bilhões para as Compensações Tarifárias do Sistema de Ônibus, rubrica que sustenta o subsídio pago às concessionárias. Os créditos que somados alcançam R$ 234 milhões reforçam essa dotação em um ano de forte pressão financeira sobre o sistema, marcado por aumento de custos operacionais e sucessivos remanejamentos para garantir o equilíbrio da operação.

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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