25.9 C
Rondonópolis
quarta-feira, 10 dezembro - 19:42
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesÔnibus da empresa 1001 retomam circulação após quase duas semanas de greve...

Ônibus da empresa 1001 retomam circulação após quase duas semanas de greve em São Luís (MA) nesta quarta-feira (26)


Foto: Ônibus Brasil/ Jean Lima

Regularização dos salários, determinada pelo TRT-MA, encerra paralisação que afetou passageiros de 15 bairros

YURI SENA

Depois de 12 dias de greve, os coletivos da empresa 1001 voltaram a atender a população de São Luís na manhã desta quarta-feira, 26 de novembro de 2025. A paralisação começou devido ao atraso nos salários dos motoristas, que foram pagos após decisão judicial, segundo informou o sindicato da categoria.

A liberação dos vencimentos ocorreu após o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) ordenar que a Prefeitura de São Luís efetuasse o repasse integral do subsídio destinado às empresas de transporte.

O município vinha repassando apenas 80% do valor, alegando que as viações estavam operando com a mesma proporção da frota e que os recursos não deveriam ser utilizados diretamente para quitar salários.

O desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, no entanto, não aceitou a proposta da prefeitura de enviar o montante para uma conta judicial. Ele determinou que o pagamento fosse feito conforme o acordo firmado em 2024 entre o município e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), que prevê repasse direto ao SET.

A decisão também estabeleceu prazo de 12 horas para que o sindicato patronal e as empresas consorciadas regularizassem salários, tíquetes e adiantamentos. Em caso de descumprimento, o magistrado autorizou sanções como multas aos dirigentes e possível bloqueio de bens para garantir o pagamento aos trabalhadores. A medida atendeu a um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT-MA).

Durante a greve, o município distribuiu vouchers de transporte por aplicativo para reduzir os transtornos causados pela falta de ônibus. Na terça-feira (25), a prefeitura confirmou ter cumprido a determinação judicial e repassado o subsídio integral. A gestão afirmou que continuará agindo para garantir o funcionamento total da frota e o cumprimento das obrigações pelas concessionárias, citando atrasos e demissões como problemas recorrentes.

Com o fim da paralisação, os coletivos da empresa 1001 retomaram atendimento nos seguintes bairros:

Ribeira, Vila Kiola, Vila Itamar, Tibiri, Cohatrac, Parque Jair, Parque Vitória, Alto do Turu, Vila Lobão, Vila Isabel Cafeteira, Vila Esperança, Pedra Caída, Recanto Verde, Forquilha, Ipem Turu.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments