Publicado em: 26 de novembro de 2025

Medida começa nesta quarta (26) e inclui reforço na frota e segurança em estações de grande movimento
YURI SENA
Com o crescimento esperado no fluxo de passageiros devido à Black Friday e ao período de compras de Natal, o Metrô de São Paulo iniciará, a partir desta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, um reforço na oferta de trens nos horários de maior movimento. Até sexta-feira (28), cinco composições extras serão distribuídas entre as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
O plano de operação especial também prevê mudanças para os fins de semana a partir de 29 de novembro. As linhas 1-Azul e 3-Vermelha passarão a operar com frota ampliada, com foco nas estações de áreas centrais, como São Bento e Brás, pontos de grande circulação durante a temporada de compras. Além do reforço na operação, o Metrô aumentará o contingente de agentes de segurança em estações estratégicas para garantir mais proteção aos usuários.
A companhia destaca que a colaboração entre funcionários e passageiros é essencial para manter a fluidez e a segurança no sistema metroviário durante o período de maior demanda.
Evite aglomerações nas plataformas, especialmente em estações próximas a polos comerciais, como 25 de Março e Brás. Ao embarcar, procure avançar para o interior dos vagões, deixando as áreas próximas às portas livres.
Redobre a atenção nas escadas rolantes: mantenha distância, use o corrimão, segure a mão das crianças e evite carregar volumes em excesso. Lembrando que não é permitido transportar objetos acima de 150 x 60 x 30 cm ou que possam causar risco ou incômodo a outros passageiros.
Não corra em plataformas e escadas. Pressa aumenta o risco de quedas e acidentes. Evite também sentar no chão ou em degraus das estações, prática que interfere na circulação.
Proteja seus pertences: mantenha bolsas e mochilas junto ao corpo e evite exibir objetos de valor, como celulares e carteiras, principalmente em locais com grande concentração de pessoas.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


