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São Bernardo do Campo recebe aval de vereadores


Município do ABC Paulista vai contar com R$ 109 milhões para requalificações viárias que em dois eixos que contemplam espaço dedicado ao transporte coletivo

ADAMO BAZANI

Por se tratarem de estruturas de transportes de relativa rápida implantação, menor custo e benefícios imediatos, os corredores de ônibus estão entre os principais focos dos municípios que tentam obter financiamento federal para a mobilidade urbana.

São vários projetos cadastrados, por exemplo, no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e dois deles, na Grande São Paulo, acabaram de ser selecionados.

Ambos ficam na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, dois projetos da prefeitura que autorizam a captação de financiamentos pelo Novo PAC na ordem de R$ 109 milhões para o Corredor de Ônibus da Avenida 31 de Março, ao valor de R$ 46 milhões e o Corredor de Ônibus do Eixo da Estrada do Montanhão, cujas verbas previstas são de até R$ 63 milhões.

Ambos os sistemas devem atender a cerca de 200 mil pessoas por dia.

O projeto de São Bernardo para a região do Montanhão prevê requalificação das vias, com espaço dedicado ao transporte coletivo, entre elas: Avenida Pedro Mendes; Avenida Sérgio Trevisan; Estrada do Montanhão; Avenida General Barreto de Menezes e Avenida Dr. José Fornari. A proposta estima contemplar aproximadamente 150,1 mil moradores

Já a intervenção prevista para a 31 de Março, conforme o projeto, deve impactar positivamente em torno de 55,6 mil pessoas.

A operação de crédito é junto à Caixa Econômica Federal.

Os recursos destinados a essas propostas são provenientes do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), cabendo ao município firmar contratos de financiamento junto à Caixa para viabilizar a execução dos projetos. Em ambos, a Prefeitura vai entrar com contrapartida do município. A verba integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, modalidade Mobilidade – Grandes e Médias Cidades – Pró-Transporte.

“A requalificação das vias, com implantação dos corredores de ônibus, representa um avanço significativo na mobilidade da nossa cidade, na segurança viária e na fluidez do trânsito, bem como na sustentabilidade. São investimentos estratégicos, voltados a regiões de grande concentração de moradores. Essas obras vão melhorar o dia a dia da população, reduzindo o tempo de deslocamento e oferecendo um sistema de transporte público ainda mais eficiente e digno”, disse, em nota, o prefeito Marcelo Lima.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



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