Publicado em: 28 de novembro de 2025

Mudanças afetam as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira durante serviços de manutenção
ARTHUR FERRARI
Passageiros que utilizam os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em São Paulo enfrentarão ajustes na circulação dos trens neste sábado (29) e domingo (30) em razão de uma série de obras programadas para manutenção e modernização da via permanente e intervenções estruturais em estações.
No sábado, a Linha 10-Turquesa terá alterações a partir das 23h30. Em Mauá (SP), embarques e desembarques ocorrerão exclusivamente pela plataforma 4. Em Capuava, os usuários utilizarão a plataforma 2 durante toda a janela de serviços. As equipes atuarão na substituição de equipamentos de via.
Ainda no sábado, a Linha 11-Coral direcionará o fluxo de passageiros da Estação Calmon Viana para a plataforma 2, das 21h até o encerramento da operação. Na Linha 12-Safira, a Estação Aracaré funcionará apenas pela plataforma 2 a partir das 23h.
Programação de domingo inicia com novas intervenções na Linha 10-Turquesa entre 4h e 6h, repetindo o esquema de sábado: plataforma 4 em Mauá (SP) e plataforma 2 em Capuava. Em Ribeirão Pires (SP), o atendimento passa para a plataforma 2 entre 11h e 20h, período dedicado à substituição de trilhos com solda, troca de dormentes de madeira e limpeza de lastro.
Na Linha 11-Coral, a Estação Antonio Gianetti Neto terá operação pela plataforma 1 entre 4h e 14h, migrando depois para a plataforma 2. Em Calmon Viana, o atendimento será pela plataforma 2 entre 4h e 8h, durante ações antivandalismo com troca de cabos. Já entre 8h e 17h, os trens deixam de seguir até Palmeiras-Barra Funda (SP), operando com término e partida na Estação da Luz (SP), devido à instalação de estruturas e placas fotovoltaicas no telhado da plataforma 1.
Obras na Linha 12-Safira no domingo mantêm Aracaré com operação pela plataforma 2 até 7h para substituição de telhas, soldas, alívio de tensão e movimentação de materiais. Entre 7h e 20h, Engenheiro Manoel Feio atende pela plataforma 2. Das 20h ao fim da operação, Comendador Ermelino e São Miguel Paulista passam a usar a plataforma 1 para atividades de carga, descarga e remanejamento de materiais.
O Expresso Aeroporto opera com intervalo de uma hora durante todo o domingo. Embarques e desembarques serão realizados pela plataforma 2 nas estações Aeroporto-Guarulhos (SP), Guarulhos-Cecap (SP) e Engenheiro Goulart (SP). Entre 8h e 17h, os trens utilizam a Estação da Luz para partidas e chegadas, enquanto equipes executam revisão da rede aérea, medições, poda de árvores e outros serviços. Passageiros podem recorrer à Linha 10-Turquesa como alternativa para acesso à Estação Palmeiras-Barra Funda (SP).
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


