Publicado em: 28 de novembro de 2025

Interdições e mudanças temporárias de itinerário começam nesta sexta-feira (28)
YURI SENA
A abertura oficial das celebrações de Natal em Campinas, marcada para esta sexta-feira (28), no Largo do Rosário, vai alterar significativamente a operação do transporte público no Centro. A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) montou um esquema especial de trânsito e ônibus para garantir o fluxo de veículos e a segurança dos usuários durante a chegada do Papai Noel, prevista para às 17h. As intervenções começam às 7h e podem seguir até 22h.
Com a interdição da Avenida Francisco Glicério — entre as avenidas Benjamin Constant e Dr. Campos Sales — parte das linhas que circulam pelo Centro terá desvios temporários. Agentes da Emdec estarão posicionados nos principais pontos para orientar passageiros sobre alterações nos embarques e desembarques.
O bloqueio no cruzamento da Francisco Glicério com Benjamin Constant fará com que ônibus e veículos sejam direcionados pela Benjamin Constant, seguindo para a Senador Saraiva (pista interna) e, depois, para a Dr. Campos Sales, até retomar a Glicério em direção ao itinerário habitual.
Outro ponto de impacto será o bloqueio entre a Dr. Campos Sales e a Rua José Paulino. Nesse trecho, todo o tráfego — incluindo o transporte coletivo — será encaminhado pelas avenidas Dr. Campos Sales e Francisco Glicério, seguindo pela Rua Conceição, até reencontrar seus trajetos normais na Rua Irmã Serafina.
Quatro cruzamentos devem ser bloqueados totalmente, com possibilidade de ampliação caso haja necessidade para garantir a segurança do público:
Francisco Glicério x Benjamin Constant
Bernardino de Campos x Barão de Jaguara
Bernardino de Campos x Regente Feijó
General Osório x José Paulino
Visitação ao Papai Noel
Após o evento de abertura, o público poderá visitar diariamente a Vila do Papai Noel, montada no Largo do Rosário, que recebe decoração especial para o período natalino.
A programação é organizada pela Prefeitura de Campinas, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), com apoio de empresas parceiras.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


