Publicado em: 1 de dezembro de 2025

Entre as exigências estão piso baixo total, com tomadas GB/T (GUOBIAO/T) e carregadores com potência mínima de160 KW
ADAMO BAZANI
O perfil da frota de ônibus elétricos de Aracaju (SE) não deve ter alterações em relação aos 15 coletivos que operam na cidade com a nova licitação lançada pela prefeitura para a aquisição de novos veículos.
De acordo com edital de concorrência, os padrões dos ônibus e de equipamentos como carregadores e tomadas para carregamento não mudam em praticamente nada.
Como mostrou o Diário do Transporte, a compra de mais 15 ônibus, avaliada em quase R$ 64,5 milhões (R$ 63.483.160,39) e equipamentos (oito carregadores de alta potência), teve sessão pública para apresentação de propostas marcada para o próximo dia 15 de dezembro de 2025. O principal critério para definir o vencedor é o menor preço.
Relembre:
Desde abril de 2024, a capital sergipana já opera com 15 ônibus elétricos da chinesa Higer, representada no Brasil pela TEVX Motors Group Ltda, conforme registrado pelo Diário do Transporte. A licitação, na ocasião, chegou a ser suspensa, mas depois a prefeitura conseguiu reverter na Justiça decisão do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que apontou sobrepreço e suposto direcionamento. (Veja mais abaixo todo o histórico).
O edital, por exemplo, pede que os ônibus sejam de piso baixo total (“Low Floor Total”), sem degraus em nenhuma das portas, construídos em uma só unidade, ou seja, do tipo monobloco, como são os atuais em circulação.
A maior parte dos ônibus elétricos em produção no Brasil é do tipo LE (Low Entry – Entrada Baixa), ou seja, sem degraus na porta da frente e na porta do meio, mas na última porta.
Além disso, os ônibus elétricos do mercado nacional são encarroçados, ou seja, os chassis são de um fabricante e as carrocerias de outro, sem ter a característica de monobloco.

Os equipamentos para a recarga também são do mesmo padrão dos atuais usados no sistema de Aracaju.
Os carregadores pedidos no novo edital são de 160 KWh de potência mínima. Cada um foi avaliado em R$ 231,8 mil (R$ 231.833,33) e o lote de oito unidades em quase R$ 2 milhões (R$ 1.854.666,64)

As tomadas de carregamento, por sua vez, de acordo com o edital devem ser do tipo GB/T (GUOBIAO/T), também do atual padrão usado pelos 15 ônibus atuais da cidade.

Em uma sessão plenária realizada no dia 31 de julho de 2025, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) chegou a apontar sobrepreço e suposto direcionamento na concorrência para a compra dos primeiros 15 ônibus elétricos pela prefeitura de Aracaju.
Relembre:
A operação dos veículos chegou a ser suspensa por determinação do TCE.
Relembre:
O caso foi parar na Justiça, que em outubro de 2025, determinou a continuidade do contrato entre a prefeitura e a Higer/TEVX f por entender que a compra foi legal.
Relembre:
A operação destes 15 primeiros ônibus elétricos, então, foi retomada em 31 de outubro de 2025.
Relembre:
Esses veículos foram introduzidos pela atual gestão como parte da primeira etapa de eletrificação do sistema, atuando em linhas de maior demanda e reduzindo emissões locais. A nova licitação, portanto, representa a segunda onda de ampliação da frota elétrica, praticamente dobrando a quantidade de ônibus movidos a bateria em operação na cidade.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


