Publicado em: 2 de dezembro de 2025

Movimento cresce 8% nas estações Sé e República; linhas especiais e ônibus iluminados gratuitos rumo à Avenida Paulista também registram aumento na demanda
YURI SENA
O início do Natal Iluminado 2025 impulsionou a circulação de passageiros no transporte público da capital. No primeiro fim de semana do evento, as 179 linhas de ônibus que atendem a região central — especialmente os distritos da Sé e da República — registraram aumento de 8% na demanda, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans.
Foram 1,3 milhão de passageiros, cerca de 100 mil a mais do que a média de 1,2 milhão registrada nos fins de semana anteriores à programação de Natal.
Além das linhas regulares, houve forte procura pelos ônibus iluminados, que seguem gratuitamente rumo à Avenida Paulista. As três rotas especiais — com partidas do Shopping Interlagos, Metrô Vila Matilde e Metrô Parada Inglesa — transportaram aproximadamente 4 mil passageiros em dois dias.
A novidade desta edição, a linha 2002/31 Term. Pq. D. Pedro II – Natal Iluminado, também atraiu a atenção do público. O trajeto circular, que parte do Terminal Pq. D. Pedro II às 18h e percorre pontos iluminados do Centro e da Avenida Paulista, contabilizou 920 passageiros em seu fim de semana de estreia.
O Diário do Transporte fez uma volta completa na linha, que durou cerca de uma hora e meia, e vale muito a pena. O ônibus passa por pontos turísticos e de comércio, como a região central, Patteo do Colégio, Largo São Bento, Praça da República, toda a Avenida Paulista iluminada, pelo Parque do Ibirapuera e retorna para o Terminal Parque Dom Pedro em uma linha circular.
Relembre:
Dica de passeio de Natal: Linha especial de ônibus em São Paulo é opção barata para curtir as luzes da cidade e passear pelo Centro, Paulista e Ibirapuera – VEJA VÍDEO DA VIAGEM
As viagens seguem durante toda a programação natalina, impulsionadas também pelo Domingão Tarifa Zero, que garante viagens gratuitas de ônibus aos domingos, das 0h às 23h59, facilitando o acesso da população aos eventos culturais, às atrações e aos passeios temáticos pela cidade.
Até 6 de janeiro, o Centro Histórico de São Paulo se transforma em um circuito natalino gratuito com mais de 50 pontos decorados e iluminados. Entre as atrações estão:
Projeções mapeadas em prédios históricos, como Correios, Theatro Municipal, Pateo do Collegio e Prefeitura, com nove sessões diárias entre 19h20 e 21h40;
Vila temática no Largo São Bento, com pista de patinação no gelo, árvore gigante e presépio, funcionando das 14h às 23h;
Brincar no Natal, na Praça da Sé, com brinquedos infláveis, Casa do Papai Noel e atividades das 11h às 20h;
Cidade das Crianças, cortejos, cenários interativos e apresentações de corais;
Ônibus iluminados circulando pelo Centro e pela Avenida Paulista;
Show de luzes no Edifício Matarazzo, com árvore de 18 metros e figura de Papai Noel de 6,5 metros, das 19h às 23h;
Viaduto Santa Ifigênia revigorado, com arcos, painéis e guirlandas;
Presépio com projeções no Pateo do Collegio.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


