20.9 C
Rondonópolis
quarta-feira, 10 dezembro - 03:14
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSalvador negocia com Banco Mundial 100 ônibus elétricos, conclui testes com Mercedes-Benz...

Salvador negocia com Banco Mundial 100 ônibus elétricos, conclui testes com Mercedes-Benz e 80% dos passageiros querem eletrificação da frota


Análise do modelo eO500 U, “puro” da Mercedes-Benz teve resultados positivos de desempenho e consumo energético. Oito unidades Eletra/Mercedes-Benz já operam no sistema

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Salvador iniciou as tratativas com o Banco Mundial para obter financiamento que será destinado para a compra de cerca de 100 ônibus elétricos com baterias.

A informação está em nota de divulgação da Mercedes-Benz sobre o balanço dos testes de cerca de 30 dias de um modelo elétrico puro da marca (eO500 U) e é atribuída ao assessor especial da SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador) e especialista em mobilidade urbana, Guillermo Petzhold.

“A cidade está em preparativos de operação de crédito junto ao Banco Mundial para avançar com a frota elétrica. Além disso, o governo municipal também investe em infraestrutura. Salvador dispõe do maior eletroterminal de recarga público do Brasil”, disse, de acordo com a nota.

Segundo o comunicado à imprensa especializada, Guillermo Petzhold, disse que 80% dos passageiros dos transportes de Salvador disseram aprovar a ampliação da frota de ônibus elétricos na cidade.

Salvador conta, desde 2022, com oito ônibus elétricos com tecnologia nacional da empresa Eletra Industrial, plataformas Mercedes-Benz, carrocerias Caio e motores/baterias e inversores WEG na operação do sistema de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

O dado foi apurado pela Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus, ferramenta desenvolvida pelo WRI Brasil a fim de coletar dados quantitativos referentes à percepção dos clientes do transporte coletivo por ônibus.

WRI é a sigla para World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais), uma organização global de pesquisa que trabalha para melhorar a vida das pessoas, proteger a natureza e estabilizar o clima. O WRI Brasil é o braço brasileiro da instituição, que desenvolve estudos e soluções sustentáveis focadas em clima, florestas e cidades.

TESTES COM BONS RESULTADOS:

A Mercedes-Benz diz, na nota, que os testes de seu modelo de “marca pura” tiveram resultados satisfatórios, principalmente em relação a itens como autonomia, consumo energético e eficiência.

Foram 30 dias de testes que terminaram em 14 de novembro de 2025, mas a Mercedes-Benz só divulgou os resultados nesta terça-feira, 02 de dezembro de 2025.

O modelo eO500 U foi utilizado na linha B1 do BRT local, que liga a Rodoviária ao bairro de Pituba, passando por vias densamente povoadas e áreas de comércio.

Os testes foram realizados pela empresa operadora OT Trans, com apoio da Rodobens e supervisão da SEMOB da prefeitura de Salvador.

“Ficamos muito satisfeitos com os testes do nosso eO500U no BRT de Salvador, que foi muito bem avaliado pelos profissionais da OT Trans que trabalham com o veículo no dia a dia”, disse, na nota o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa.

 “Nossa marca tem uma forte presença na capital baiana com os modelos a diesel e esperamos que isso também aconteça com os elétricos. Nosso time da Fábrica e da Rodobens estão focados nesse objetivo”.

MAIS DE 500 UNIDADES DO eO500 U VENDIDAS NO BRASIL:

Na mesma nota, o vice-presidente da Mercedes-Benz, para a área de ônibus, diz que o modelo eO500U já teve mais de 500 ônibus elétricos urbanos eO500U à bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até o mês de novembro deste ano.

“Essas 500 unidades do nosso ônibus elétrico, com tecnologia da própria marca, foram vendidas a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, principalmente da capital”, afirma Walter Barbosa. “É muito significativo expandir nossa presença em eletromobilidade na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim, em alinhamento com a Daimler Buses e com os princípios ESG, reforçamos o nosso compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a sustentabilidade ambiental”.

“Mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o eO500U, sendo mais de 7 milhões de km rodados. Entre nossos clientes destacam-se as empresas Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto”, informa Walter Barbosa.

No comunicado, a Mercedes-Benz traz relatos de motoristas e profissionais de manutenção e instrução que atuaram nos testes no BRT de Salvador e traz características do modelo.

Veja abaixo:

Profissionais da OT Trans que operaram com o ônibus elétrico Mercedes-Benz durante os 30 dias de testes deram depoimentos que atestam aprovação total do eO500U.

Jailton Vitória, instrutor: “Essa experiência representa uma evolução do transporte urbano rumo a um futuro mais sustentável e silencioso. Sua operação totalmente elétrica reduz bastante o ruído e as vibrações, proporcionando uma viagem mais agradável, tanto para os motoristas, quanto para os passageiros. Em termos de performance, o ônibus Mercedes-Benz tem um conjunto elétrico de alta eficiência, oferece aceleração suave, torque imediato e uma condução tranquila. A alavanca para fazer a utilização do Retarder manualmente torna o sistema do freio regenerativo e uma parada bastante suave, reduzindo os desgastes dos componentes. Por ser um veículo elétrico, o ambiente interno é muito mais silencioso, tornando uma viagem confortável para todos, além de uma operação segura e suave”.

Romilson Santos Oliveira, motorista: “Esse ônibus elétrico Mercedes-Benz representa uma evolução do transporte urbano, com tecnologia de ponta e segurança avançada. Seu desempenho é potente, com performance de alta eficiência. O veículo tem capacidade de executar funções de maneira eficaz, englobando aceleração, velocidade máxima e frenagem por Retarder. O veículo ganhou popularidade, por ser mais ecológico e um meio de transporte mais confortável”.

Helbert Fernandes, Superintendente de Manutenção: “O ônibus elétrico Mercedes-Benz em teste mostrou ter uma boa autonomia, com muita tecnologia embarcada. Destaco a alavanca do freio Retarder que promove paradas bem suaves”.

eO500U foi desenvolvido para a realidade brasileira e da América Latina

Os benefícios do ônibus elétrico para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão local de CO2, zero poluição do ar, extremamente silencioso e sem vibração, trazendo conforto e bem-estar a bordo para os passageiros e o motorista.

O ônibus elétrico urbano eO500U foi totalmente desenvolvido no País dentro da realidade brasileira e latino-americana. Ele vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Além da experiência de Salvador, o ônibus elétrico Mercedes-Benz também vem sendo testado no Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo e, futuramente, no Rio de Janeiro. “O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades. Aliás, ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, tem um programa de testes internos para 2025”, diz Walter Barbosa.

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica

Chassi da consagrada linha O 500, o eO500U é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de até 270 km, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in CCS2, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e extremamente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

Suporte e serviços especializados em eletromobilidade

A Mercedes-Benz oferece suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente na transição do motor diesel para a tração elétrica. Para isso, a Empresa conta com a equipe de eMobility, que centraliza todas as ações ligadas ao produto e ao novo segmento de mercado. Ela oferece apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros, incluindo treinamentos específicos do ônibus elétrico, homologação dos carregadores, serviços digitais exclusivos e suporte no pré-venda.

Mais do que um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca são treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments