Publicado em: 3 de dezembro de 2025

Veículos são feitos no Brasil e são operados pela Transporte Ismael, empresa da República Dominicana
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
A Marcopolo divulgou nesta quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, uma entrega no mercado externo já realizada para a República Dominicana de quatro unidades do modelo rodoviário Paradiso 1200, da oitava e mais nova geração de produtos (G8).
Os ônibus são de fabricação brasileira, com chassis Scania, e possuem itens como ar-condicionado, conectores USB tipo A e C para recarga de celulares e outros dispositivos móveis, além de geladeira e monitores de entretenimento.
Os veículos foram adquiridos pela Transporte Ismael, empresa que atua no setor de fretamento da República Dominicana, em serviços como traslados particulares, corporativos, turísticos.
Segundo a empresa, são duas unidades para 56 passageiros e sanitário e duas unidades para 60 passageiros, todas com geladeira a bordo também.
A companhia já atua no País há mais de 25 anos e possui na frota ônibus das marcas Marcopolo e Irizar, além de vans Mercedes-Benz e Ford e carros de luxo GM, como SUVs, para transporte VIP.
Na República Dominicana, os veículos a diesel de grande porte seguem padrões de emissões similares ao Euro 3.
No Brasil, o padrão já é Euro 6, menos poluente, mas todas as principais fabricantes de ônibus com plantas brasileiras mantêm em suas linhas as produções de veículos Euro 3 e Euro 5, justamente para atender a mercados como estes.



Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Yuri Sena


