20.9 C
Rondonópolis
quarta-feira, 10 dezembro - 03:24
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportes“Tarifa Zero é inclusão social”

“Tarifa Zero é inclusão social”


Audiência pública expõe plano municipal e primeira fase já em andamento — gratuidade parcial e estudos para ampliar transporte gratuito em município do Circuito das Águas

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Bragança Paulista (SP)) realizou, na sexta-feira, 05 de dezembro de 2025, uma audiência pública no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid para debater a expansão da Tarifa Zero no transporte coletivo municipal. O evento contou com a presença do deputado federal e especialista em mobilidade urbana Jilmar Tatto, autor do livro Tarifa Zero – Embarque nessa Ideia.

Segundo Tatto, a Tarifa Zero representa uma “política pública de inclusão social”, ampliando o acesso de trabalhadores, estudantes e pessoas vulneráveis a serviços essenciais, ao mesmo tempo que estimula a economia local por meio do aumento da circulação de pessoas. Para viabilizar a medida, ele defende a criação de um fundo nacional que reúna recursos do vale-transporte e outras fontes, viabilizando a gratuidade sem gerar impacto direto aos usuários. Ele ressalta que a adoção pode ser gradual e adaptada à realidade de cada município.

A iniciativa da Prefeitura já saiu do papel: desde julho de 2025, uma linha específica — que liga o Jardim Águas Claras à UPA Vila Davi — opera com gratuidade. Nas demais linhas, a tarifa nos horários de pico foi reduzida para R$ 2,50. Aos domingos e feriados, o transporte já é gratuito em todo o sistema municipal. (Prefeitura de Bragança Paulista)

Além disso, a Prefeitura anunciou que, entre 15 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, não haverá cobrança no transporte das 18h às 00h. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro a gratuidade valerá durante toda a circulação dos coletivos — uma medida voltada a incentivar o comércio local e facilitar o acesso ao lazer na cidade.

Durante o evento, Tatto trocou impressões com o prefeito Edmir Chedid, a vice-prefeita Gislene Bueno, e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Dorival Francisco Bertin — além de vereadores e representantes de diversos segmentos sociais, empresariais e institucionais. O encontro reafirmou o compromisso da administração municipal de considerar a Tarifa Zero como objetivo estratégico de mobilidade e desenvolvimento.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments