Publicado em: 7 de dezembro de 2025

Tecnologia de pagamento por aproximação soma 15,5 milhões de utilizações em 2025 e se destaca como alternativa mais prática ao bilhete físico no metrô carioca
YURI SENA
Enquanto o Metrô de São Paulo passou a disponibilizar catracas exclusivas para pagamentos com cartões de débito e crédito, o MetrôRio mantém a expansão do uso da tecnologia de pagamento por aproximação (NFC), adotada no sistema desde 2019. De acordo com a concessionária, mais de 66 milhões de transações foram realizadas por esse meio nos últimos seis anos.
Entre janeiro e setembro de 2025, o sistema registrou 15,5 milhões de pagamentos por aproximação, um aumento de 8,7% em comparação com igual período de 2024. Do total de operações, 57% ocorreram por cartões de crédito e débito, enquanto 42% foram feitas por dispositivos habilitados, como celulares, relógios e pulseiras.
As estações com maior volume de acesso via NFC são Jardim Oceânico, seguida por Carioca e Botafogo. A concessionária informa que, em média, cada passageiro utiliza esse método de pagamento duas vezes ao dia.
O recurso também pode ser utilizado por meio de carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay.
Para o embarque, o usuário deve aproximar o cartão ou dispositivo do validador, e o valor da tarifa é debitado diretamente na fatura ou na conta bancária.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


