Nesta segunda-feira (8), no LoanDepot Park, na Flórida (EUA), pelo Miami Tennis Invitational, o número um do mundo Carlos Alcaraz e João Fonseca mediram forças pela primeira vez e se enfrentaram em jogo de exibição. E apesar da vitória do espanhol por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 2/6 e 10/8, a revelação do tênis brasileiro deu trabalho.
E nem mesmo o contexto festivo deixou de tornar o jogo competitivo. O primeiro set foi definido no detalhe, com o espanhol fechando em 7/5, depois de ter uma sequência de set points desperdiçados.
Em certo momento do primeiro set, um fato curioso aconteceu. A proteção da rede desgarrou do chão, e os dois tenistas precisaram aguardar alguns minutos até que o problema fosse resolvido.
Com o jogo rolando, Fonseca dominou. O brasileiro chegou a abrir 5 games a 0 sobre o espanhol, arrancando aplausos do público. Alcaraz correspondeu e tentou reagir, protagonizando vários pontos de tirar o fôlego. Mas a vantagem de Fonseca já era grande demais, e o set terminou com 2/6
A parcial final, chamada de super tie-break, teve emoção até o final. Mais uma vez Fonseca começou bem e abriu 5 a 0 em pontos diretos. Só que dessa vez a recuperação do espanhol foi rápida, e logo a partida estava em 6 a 6. No fim, melhor para o número 1 do mundo, que fechou o set em 10/8.
Alcaraz e Pegula superam João Fonseca e Anisimova nas duplas
Antes de Alcaraz e Fonseca entrarem em ação um contra o outro, os dois tenistas se juntaram a Jessica Pegula e Amanda Anisimova, respectivamente, para uma exibição nas duplas. E o espanhol e a norte-americana levaram a melhor.
O jogo foi disputado em um formato no estilo tie-break, em uma melhor de 10 pontos. E o duelo foi disputado, com Alcaraz e Pegula vencendo por 10 a 8 em cerca de 20 minutos.
O embate ainda teve um momento engraçado. Ainda no terceiro ponto, Alcaraz tentou um voleio na rede após batida de Fonseca, mas a bola bateu no cabo da raquete e depois no rosto do espanhol, que não se segurou e caiu na risada para delírio do público na Flórida.


