Publicado em: 9 de dezembro de 2025

Circulação foi interrompida entre Luz e Barra Funda na Jade
ADAMO BAZANI
Não bastassem os problemas ocasionados pela paralisação surpresa de motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo, os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também apresentaram dificuldades para os passageiros.
De acordo com os canais oficiais da estatal, a linha 11-Coral entrou em estado de velocidade reduzida na tarde desta terça-feira, 09 de dezembro de 2025, entre as estações Luz e Barra Funda. A linha 13-Jade, no mesmo trecho, teve as operações suspensas.
A CPTM, nestes canais, se limita a dizer que ocorreram “problemas técnicos”.
O Diário do Transporte questionou a empresa que informou se tratar de falha de sinalização
Na tarde desta terça-feira (09/12), às 14h55, a Linha 11-Coral registrou uma falha de sinalização entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz. Enquanto as equipes de manutenção atuam no local, alguns trens estão circulando até a Estação da Luz, sem seguir até Palmeiras–Barra Funda. Os trens do Expresso Aeroporto também embarcam e desembarcam da Estação da Luz desde as 16h. Não há alteração nos intervalos programados para o horário de pico entre as estações da Luz e Estudantes. A CPTM pede desculpas pelos transtornos causados aos passageiros.
Confira nota atualizada:
A circulação da Linha 11-Coral e do Expresso Aeroporto é normal na noite desta terça-feira (09/12).
Entre 14h55 e 20h05, devido à uma falha de sinalização entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, os trens da Linha 11-Coral e do Expresso Aeroporto não circularam no trecho. O Expresso Aeroporto das 21h partirá da Estação Palmeiras-Barra Funda. Não houve alteração nos intervalos programados para o horário de pico entre as estações da Luz e Estudantes. A CPTM pede desculpas pelos transtornos causados aos passageiros.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


