Publicado em: 10 de dezembro de 2025

Nova ligação inclui seções por Barreiras (BA), Teresina (PI) e Campo Maior (PI)
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Realsul Transportes e Turismo a operar a linha interestadual Brasília (DF) – Parnaíba (PI), com 17 seções intermediárias previstas no TAR nº DFPI0092076.
A empresa, sediada no Distrito Federal e atuante no transporte rodoviário interestadual desde 2017, deverá iniciar o serviço em até 30 dias, conforme determina a Decisão SUPAS nº 1.882/2025, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.
A Realsul deverá iniciar o serviço em até 30 dias contados do início da vigência do TAR. O prazo pode ser prorrogado uma única vez, por igual período, desde que haja justificativa aceita pela agência. O não cumprimento implica revogação da autorização.
Segundo a decisão, a empresa não pode operar seções em municípios que não constem no TAR, e fica sujeita às hipóteses de extinção do termo por plena eficácia, renúncia, cassação ou nulidade. Além disso, a Realsul pode solicitar renúncia ao TAR, mas deve cumprir as regras estabelecidas no art. 33 da Resolução 6.033/2023, que estabelece os casos de extinção do Termo de Autorização e define as hipóteses de extinção. A norma prevê também que, para renunciar ao TAR, a empresa deve observar formalidades relativas ao pedido — por exemplo, seguir os procedimentos previstos para comunicação à ANTT, para que a extinção seja homologada.
Seções autorizadas na linha Brasília (DF) – Parnaíba (PI):
- Barreiras (BA) – Brasília (DF)
- Brasília (DF) – Água Branca (PI)
- Brasília (DF) – Amarante (PI)
- Brasília (DF) – Corrente (PI)
- Brasília (DF) – Eliseu Martins (PI)
- Brasília (DF) – Floriano (PI)
- Brasília (DF) – Gilbués (PI)
- Brasília (DF) – Itaueira (PI)
- Brasília (DF) – Regeneração (PI)
- Brasília (DF) – Teresina (PI)
- Formosa do Rio Preto (BA) – Brasília (DF)
- Brasília (DF) – Buriti dos Lopes (PI)
- Brasília (DF) – Campo Maior (PI)
- Brasília (DF) – Cocal (PI)
- Brasília (DF) – Parnaíba (PI)
- Brasília (DF) – Piracuruca (PI)
- Brasília (DF) – Piripiri (PI)
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


