Publicado em: 10 de dezembro de 2025

Ocorrências afetaram as linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda, 10-Turquesa e 11-Coral ao longo do dia
ADAMO BAZANI / YURI SENA
Os fortes ventos registrados na Região Metropolitana de São Paulo nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, provocaram uma série de interferências na operação de linhas de trens metropolitanos. Quedas de árvores, galhos e falhas em sistemas de energia e sinalização afetaram temporariamente a circulação em diferentes trechos da malha ferroviária.
Na Linha 7-Rubi, uma ocorrência envolvendo a queda de árvore e galhos causou falha no sistema de sinalização entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Jaraguá, resultando em circulação com velocidade reduzida no início da tarde. Equipes atuaram no local e a operação foi sendo gradualmente restabelecida.
A Linha 9-Esmeralda também registrou impacto após a queda de uma árvore nas proximidades da estação Santo Amaro. Durante o atendimento da ocorrência, os trens circularam por via única entre Santo Amaro e João Dias, com aumento nos intervalos. Após a atuação das equipes de manutenção, a circulação foi normalizada.
Na Linha 10-Turquesa, uma falha na rede de energia que alimenta o sistema de sinalização, causada pela queda de um cabo em Mauá, provocou maiores intervalos em toda a linha, no trecho entre Rio Grande da Serra e Palmeiras-Barra Funda. A operação entrou em processo de normalização ao longo da tarde, com retomada completa da circulação nas estações afetadas.
Já na Linha 11-Coral, problemas técnicos no sistema de energia elétrica levaram à redução de velocidade e ao aumento no tempo de parada entre as estações Guaianases e Estudantes. Técnicos atuaram no trecho e a circulação foi restabelecida posteriormente.
Segundo as concessionárias e a CPTM, apesar dos transtornos registrados ao longo do dia, todas as linhas mencionadas operam normalmente após a conclusão dos trabalhos de manutenção e retirada de interferências causadas pelos ventos intensos.
Confira notas na integra:
Linha 7-Rubi
“Devido à queda de uma árvore e de galhos no trecho da Linha 7-Rubi, em razão de ventos intensos na região metropolitana de São Paulo, a linha está operando com velocidade reduzida desde às 13h23 desta quarta-feira (10) entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Jaraguá. As equipes da concessionária atuam para restabelecer a operação o mais breve possível.”
Linha 9-Esmeralda
“Devido aos fortes ventos desta tarde, uma árvore caiu na região da estação Santo Amaro da Linha 9-Esmeralda. Por esse motivo, a operação entre Santo Amaro e João Dias segue por via única e com maiores intervalos. As equipes da concessionária atuam no local para normalizar a circulação o mais breve possível.”
Linha 10-Turquesa
“A circulação da Linha 10-Turquesa está em processo de normalização na tarde desta quarta-feira (10/12). Entre 11h18 e 16h30, operou com maiores intervalos, devido a uma falha na rede de energia que alimenta o sistema de sinalização, ocasionada pela queda de um cabo, devido aos fortes ventos na região de Mauá. A circulação de trens na estação Capuava foi retomada, às 14h28, em ambos os sentidos.”
Linha 11-Coral
“Nesta quarta-feira (10/12), desde 12h13, a circulação de trens na Linha 11-Coral está com maiores intervalos e velocidade reduzida no trecho entre Guaianases e Estudantes, devido à falha no sistema de energia elétrica entre as estações Calmon Viana e Ferraz de Vasconcelos. Os técnicos estão atuando para normalizar a operação.”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Yuri Sena para o Diário do Transporte


